logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretário de Saúde de Maceió busca habilitação de especialidades e financiamento para o Hospital da Cidade em reuniões no Ministério da Saúde

COMPARTILHE

Foto: Cortesia

O Secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, esteve em Brasília ao longo desta semana, participando de uma série de reuniões no Ministério da Saúde. O objetivo desses encontros foi viabilizar a habilitação das especialidades que serão oferecidas no Hospital da Cidade (HC), além de discutir o financiamento do novo equipamento público. Acompanhado por Ebeveraldo Amorim, subsecretário de Atenção Especializada; Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária; e Sônia Moura, diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Farias teve agendas com técnicos do Ministério e com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

De acordo com o secretário, o processo de habilitação do HC está seguindo bem. Durante as reuniões, foram discutidos os serviços que serão oferecidos em termos de especialidades, bem como a forma de financiamento para que o hospital receba recursos federais para seu custeio. Farias ressalta a importância dessas discussões avançadas para que o Hospital da Cidade possa atender às demandas da população de Maceió.

Além disso, durante a visita ao Ministério da Saúde, foi discutido o credenciamento de mais equipes de Atenção Primária, visando aumentar a cobertura na capital. Maceió passaria de 25 para 36 equipes de Atenção Primária (eAP) homologadas. Também foi pauta a ampliação dos serviços do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que funciona no Pam Salgadinho. A solicitação é para que o centro passe de porte III para porte IV, a fim de melhorar o atendimento à saúde das pessoas portadoras de deficiência.

Outras solicitações foram feitas durante as reuniões no Ministério da Saúde. Farias pediu a construção de mais dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a criação de mais 21 Unidades Básicas de Saúde e a instalação de uma Policlínica. O objetivo é avançar na atenção à saúde dos maceioenses, aumentando as coberturas e a assistência a toda a população.

Essas reuniões e discussões demonstram o compromisso do secretário de Saúde de Maceió em buscar melhorias para a área da saúde na cidade. A habilitação do Hospital da Cidade, o aumento das equipes de Atenção Primária e a ampliação dos serviços de reabilitação e atenção psicossocial são ações que visam oferecer um atendimento mais completo e eficiente para a população de Maceió. O trabalho conjunto entre a Secretaria de Saúde de Maceió e o Ministério da Saúde é fundamental para alcançar esses objetivos e garantir uma saúde de qualidade para todos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade