logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretaria Municipal de Saúde promove capacitações para aumentar coberturas vacinais e alinhar campanha de multivacinação.

COMPARTILHE

Saúde capacita equipes para campanha de multivacinação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Imunização (CTI), está promovendo uma série de capacitações para as Unidades de Saúde dos oito Distritos Sanitários de Maceió ao longo desta semana. O objetivo desses treinamentos é pensar em estratégias para aumentar as coberturas vacinais das crianças e alinhar as ações para a campanha de multivacinação.

Ontem, os servidores dos 6º e 3º Distritos Sanitários participaram da capacitação. Nesta terça-feira (12), será a vez dos servidores do 4º Distrito. A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, ressaltou a importância dessas capacitações e do planejamento.

“Ao longo desta semana, estão sendo realizadas oficinas com as unidades de Estratégia de Saúde da Família. Na terça-feira da semana que vem, dia 19, vamos iniciar os trabalhos com as unidades de demanda. O objetivo é informar sobre o Microplanejamento (MP) para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), visando melhorar as coberturas vacinais. Nesse encontro, também fizemos um alinhamento sobre a Campanha de Multivacinação”, informou Eunice Amorim.

A campanha de Multivacinação está programada para acontecer entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro, e tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. A campanha abrange todas as vacinas necessárias para essa faixa etária. É importante ressaltar que a Campanha de Multivacinação não é uma dose adicional, mas sim uma atualização da caderneta de vacinação.

Durante esses encontros, a equipe da Imunização tem apresentado a importância do Microplanejamento (MP). Essa metodologia leva em consideração as características locais da população-alvo, como condições geográficas, sociais, culturais e demográficas, para a execução, monitoramento, supervisão e avaliação das atividades de vacinação.

O processo de MP faz parte das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), que têm como objetivo alcançar altas coberturas vacinais nos programas de rotina e outras estratégias de vacinação. Esse processo ocorre de forma ascendente, iniciando no nível local e subindo até o nível nacional. Essa atualização será realizada em todos os distritos sanitários da capital.

A capacitação é fundamental para garantir a efetividade das ações de vacinação e conscientizar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. A SMS está empenhada em fornecer as condições necessárias para que as unidades de saúde possam cumprir seu papel de proteger a população contra doenças imunopreveníveis.

[Fotos: Ascom SMS]

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade