A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira (14) uma capacitação sobre assistência à pessoa com estomia. O evento ocorreu no Centro Universitário de Maceió (Unima) e foi direcionado a enfermeiros e técnicos de enfermagem do município que trabalham com pacientes que necessitam de bolsa de colostomia.
A iniciativa foi organizada pelo setor de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho, responsável pela dispensação de bolsas de colostomia e outros insumos, bem como pelo acompanhamento de usuários de Maceió e de outros municípios alagoanos. O objetivo do encontro foi atualizar e capacitar os profissionais que atuam na área e no acompanhamento dos pacientes.
De acordo com Nathália Holanda, coordenadora do setor de Órtese e Prótese, é fundamental que a equipe de saúde esteja preparada para orientar e acompanhar as pessoas com estomia. A capacitação teve como objetivo atualizar e qualificar os profissionais em relação ao manejo adequado.
Durante o evento, foram realizadas palestras explicativas e expositivas sobre o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, o setor de Órtese e Prótese, os aspectos técnicos dos estomas, o uso dos dispositivos e as complicações. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, conhecer o perfil corporal dos pacientes e entender a importância do uso de algoritmo no cuidado à pessoa com estomia.
Anne Karolyne, enfermeira da Unidade de Referência em Saúde (URS) Maria Conceição Fonseca Paranhos, destacou a importância das orientações para os profissionais que estão na ponta da assistência à população. Segundo ela, a atualização é necessária para que os profissionais possam atender os usuários com qualidade.
O evento contou ainda com um estande com os insumos utilizados no procedimento. A capacitação visa qualificar os profissionais da saúde de Maceió e promover melhorias no atendimento à população.
Para mais informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acesse o site oficial da prefeitura de Maceió.