logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretaria Municipal de Saúde promove campanha de vacinação antirrábica em bairros de Maceió, imunizando cães e gatos.

COMPARTILHE

Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha de vacinação antirrábica em Maceió, percorrendo todos os bairros da cidade. No próximo fim de semana, os profissionais da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) estarão concentrados na parte baixa de Maceió para imunizar cães e gatos da região. As localidades contempladas serão Jatiúca, Poço e Ponta da Terra.

No sábado (25), a vacinação será oferecida no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Jatiúca; no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, no Poço, e na Unidade de Saúde da Família Vale do Reginaldo, também no Poço. Já no domingo (26), os profissionais estarão no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, e na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra. A mobilização ocorrerá das 8h às 17h nos dois dias, com a previsão de imunizar cerca de 10 mil cães e gatos das regiões.

O chefe especial da UVZ, Dario Guedes, ressalta que a campanha visa vacinar todos os animais aptos a receberem a vacina. Ele afirma que a iniciativa começou no dia 11 de novembro nos bairros da parte alta e, agora, estará na parte baixa para garantir que todos tenham a mesma oportunidade de vacinar seus animais.

É importante destacar que não é necessário levar documentos para vacinar os animais. Apenas é preciso comparecer a um dos pontos de vacinação com o animal na guia ou na caixa de transporte e mantê-lo contido durante o procedimento. Dario Guedes lembra que existem restrições para a vacinação, como nos casos de prenhez avançada, animais debilitados, com problemas de pele severa, clinicamente comprometidos ou filhotes com menos de 4 meses.

Após as ações do próximo fim de semana, a Saúde continuará percorrendo outros bairros de Maceió durante todo o mês de dezembro e a campanha será concluída em janeiro de 2024.

A raiva é uma doença transmitida por um vírus mortal tanto para humanos quanto para animais. A transmissão ocorre quando o vírus presente na saliva do animal infectado penetra no organismo por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. A doença afeta o sistema nervoso central e pode levar à morte rapidamente. A vacinação antirrábica é fundamental para prevenir a propagação da doença.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade