A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realizou nesta terça-feira (19) a quarta etapa do 7º Fórum Distrital de Promoção da Saúde. O evento aconteceu na Casa Dom Bosco, localizada no bairro da Santa Amélia, e teve como público-alvo os moradores do IV Distrito Sanitário do município.
Durante o fórum, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Promoção e Educação em Saúde. Uma exposição foi montada para mostrar os trabalhos dos artesãos da comunidade e também foram exibidos estudos acadêmicos. Além disso, um vídeo foi apresentado, compilando um mapeamento das atividades realizadas no território.
A coordenadora-geral da Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Paffer, destacou a importância do trabalho realizado nos fóruns. “A proposta dos fóruns é fomentar a implantação da política municipal de promoção da saúde. Participaram da ação unidades de saúde, representantes de escolas, creches, CRAS, CAPS, associações, Pestalozzi, integrantes de projetos, criando um cenário de muitas trocas de experiências”, relatou.
A coordenação técnica enfatiza que a formulação da Política Pública da Promoção da Saúde é fundamental para a comunidade em diversos aspectos. Ao priorizar a saúde, há uma melhoria notável na qualidade de vida da população, resultando em indivíduos mais produtivos e socialmente engajados. Além disso, a prevenção de doenças reduz os custos para o sistema de saúde, liberando recursos para outras áreas necessárias.
A abordagem dos fóruns contribui para a redução das desigualdades em saúde, promovendo uma sociedade mais equitativa. “Ao focar na prevenção em detrimento da cura, incentiva-se a adoção de estilos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios regulares e práticas saudáveis”, afirmou a coordenadora-geral.
Já foram realizados fóruns nos I, II, III e IV Distritos Sanitários, e a programação seguirá em outras regiões. Confira as datas dos próximos eventos:
– 10/10: Centro Universitário Mário Jucá (UMJ) – Barro Duro, V Distrito Sanitário
– 27/10: Sesc Guaxuma, VIII Distrito Sanitário
– 22/11: Auditório da Reitoria Ufal, VI e VII Distrito Sanitário
Os fóruns têm contribuído para o debate e a implantação da política municipal de promoção à saúde. A participação da comunidade e de diversos setores é essencial para o sucesso desses eventos, que visam melhorar a qualidade de vida da população de Maceió.