Por meio da Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher e Rede Cegonha, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) está promovendo um mutirão de citologias e mamografias em frente à Unidade de Teleatendimento do Caetés, no Benedito Bentes. Essa ação de promoção e prevenção à saúde está acontecendo dentro da Carreta do Amor desde a última segunda-feira (25) e continuará até sexta-feira (29).
Essa iniciativa está sendo realizada em parceria com o Hospital do Amor de Arapiraca e tem como objetivo principal promover a saúde da mulher, buscando o diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama e do colo do útero. Além disso, essa ação tem como propósito mobilizar a população sobre a importância da realização dos exames anuais e conscientizar todas as mulheres sobre a relevância da prevenção.
A ginecologista e obstetra da SMS, Edja Sá, esteve presente no local da prestação de serviços e ressaltou a importância dessa ação preventiva para a população. Segundo ela, com o diagnóstico precoce, é possível salvar vidas, facilitar o tratamento e aumentar as chances de cura. Ela enfatiza que a medicina deveria ser sempre preventiva e que essa ação, que antecede a campanha do Outubro Rosa, proporciona facilidades para as mulheres cuidarem da sua saúde.
A equipe que está atuando no local está realizando a coleta de citologia por meio líquido, pois esse método é mais assertivo no diagnóstico. Os resultados dos exames serão liberados em 30 a 40 dias na unidade de atendimento do Caetés. Após o diagnóstico, caso seja necessário, as moradoras irão receber todo o suporte necessário com os devidos encaminhamentos para tratamento.
Algumas usuárias dos serviços já se manifestaram sobre essa ação. Maria do Socorro Silva, de 59 anos, que reside no Parque dos Caetés, é vendedora ambulante e estava precisando atualizar sua situação ginecológica. Ela ficou sabendo do atendimento ginecológico oferecido nessa ação e decidiu comparecer. Segundo ela, foi muito bem atendida e conseguiu atualizar seus exames. Ela agradece pela oportunidade.
Heloísa Naposeito, de 47 anos, que reside há pouco tempo na capital, também obteve informações sobre o mutirão e decidiu se consultar. Ela conta que quase não realizou o exame, pois tinha prótese mamária e um médico disse que não poderia fazer a mamografia. No entanto, ela soube do mutirão na Carreta do Amor e conseguiu se informar corretamente. Ela destaca a importância da informação e das ações de prevenção para a saúde das mulheres.
Essa ação da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió em parceria com o Hospital do Amor de Arapiraca busca levar saúde e cuidado para as mulheres da cidade, incentivando a realização de exames preventivos e proporcionando acesso à saúde de forma mais próxima e conveniente. É uma iniciativa que merece destaque e reconhecimento.