logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realiza capacitação em puericultura para profissionais da Atenção Básica.

COMPARTILHE

O evento aconteceu no auditório da Polícia Federal. Foto: Alisson Frazão Secom Maceió

Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu uma capacitação em puericultura voltada a médicos e enfermeiros da Atenção Básica. O evento, realizado no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá, teve como objetivo principal atualizar e qualificar os profissionais que acompanham o pré-natal e o desenvolvimento infantil.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Maria José Ribeiro Sampaio, especialista em educação e saúde. Durante a sua apresentação, foram abordados temas como o manejo, avaliação e acompanhamento desde o pré-natal até o desenvolvimento da criança e suas mães. Além disso, foi ressaltada a importância de considerar questões socioeconômicas e exercer um olhar humanizado para identificar a melhor forma de acolhimento e manejo dos usuários.

A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo, destacou a relevância do evento e a oportunidade de orientar novas práticas e manejos de acompanhamento. Segundo ela, os profissionais da área de saúde precisam vivenciar experiências novas e atualizar constantemente seus trabalhos, a fim de modificar, inserir e incrementar procedimentos que colaborem no cuidado da saúde das pessoas.

A coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, explicou que a capacitação foi pensada após supervisões realizadas, a fim de proporcionar melhorias e qualificações técnicas e gerenciais. Ela ressaltou que, por meio do monitoramento realizado nas unidades de saúde, foi identificada a necessidade de atualização na prestação de serviços de qualidade para a saúde das crianças e o acompanhamento de gestantes. Além disso, a qualificação contribuirá para fortalecer o trabalho colaborativo entre médicos e enfermeiros, resultando em consultas de qualidade para as crianças e gestantes.

Profissionais da área de saúde também compartilharam a importância da capacitação. Olivina Galdino, médica generalista que atua na unidade São Francisco de Pádua, localizada em Cruz das Almas, ressaltou a relevância de se atualizar e melhorar as práticas para oferecer serviços de qualidade à população. Já a enfermeira Bárbara Evans, que também atua na unidade São Francisco de Pádua, destacou que os encontros de capacitação são uma forma de reciclagem e atualização, levando a um melhor atendimento à população.

Essa capacitação em puericultura foi uma iniciativa da SMS, com o objetivo de qualificar e atualizar os profissionais da área de saúde que lidam com o pré-natal e o desenvolvimento infantil. Através desses encontros, busca-se promover um atendimento de qualidade e um trabalho colaborativo entre médicos e enfermeiros, visando a saúde das crianças e gestantes. A atualização constante dos profissionais é fundamental para oferecer serviços de qualidade à população e garantir um acompanhamento completo desde o pré-natal até o desenvolvimento das crianças.

0

LIKE NA MATÉRIA