logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas promove 1º Ciclo de Inovação Aberta e Maceió Tá On para transformar a cidade em referência tecnológica.

COMPARTILHE

1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió é um dos importantes programa da Sedciti. Foto: Aquivo/Secom

A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) tem se mostrado uma força impulsionadora para uma cidade ainda melhor, mesmo com apenas seis meses desde sua criação em junho deste ano. Sob a gestão do secretário Sergio Túlio Cavalcante, a Sedciti tem buscado atuar de forma próxima da população, por meio de programas que contam com a colaboração direta das pessoas.

Um dos principais programas capitaneados pela Sedciti é o 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. As discussões para o lançamento deste ciclo começaram no primeiro semestre de 2023, ainda sob a gestão do secretário de Ciência e Tecnologia Antonio Carvalho e do subsecretário Davi Rossiter. O objetivo do ciclo é fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento dos cidadãos para propor soluções práticas e viáveis que tragam melhorias para a cidade e para a vida dos maceioenses.

Sob a gestão do secretário Sergio Cavalcante, o programa avançou no desenvolvimento do edital e foi lançado no dia 1 de setembro. Com uma duração de seis meses, o ciclo se dedicou a resolver quatro desafios nas áreas de saúde, trabalho, fiscalização urbana e convívio social. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai) foram parceiros no programa, auxiliando no desenvolvimento das ideias dos selecionados.

Em outubro, 129 pessoas físicas e jurídicas, startups e consórcios de todo o Brasil se inscreveram no projeto. Após um processo de avaliação, 29 propostas foram selecionadas para a fase de mentorias, que ocorreu em novembro e dezembro. A última etapa do Ciclo de Inovação Aberta começará em janeiro e terminará em março. As melhores soluções serão premiadas com até R$ 50 mil e também poderão firmar um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão.

Outro programa de destaque é o Maceió Tá On, lançado no ano passado pelo prefeito JHC. Com recursos obtidos pelo senador Rodrigo Cunha, o programa tem como objetivo levar wi-fi gratuito para áreas de vulnerabilidade social na cidade. Atualmente, existem 117 pontos ativos em Maceió. Os técnicos da Sedciti têm realizado um trabalho constante de monitoramento e manutenção desses pontos, garantindo o acesso à internet para a população.

Além dos programas, a Sedciti tem participado de diversos eventos e visitas técnicas ao longo do ano. Em julho, a secretaria realizou uma visita técnica ao ecossistema de inovação de Florianópolis, buscando inspiração e lições para fomentar a área em Maceió. Em agosto, o secretário Sergio Cavalcante fez parte de uma comitiva que foi a Recife conhecer boas práticas de inovação e tecnologia. Em setembro, a Sedciti visitou o Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas em Arapiraca, estudando possíveis aplicações do modelo na capital. A secretaria também marcou presença em eventos como o Connected Smart Cities & Mobility, o Roga Developer Experience e a Semana de Inovação 2023.

A Sedciti tem se consolidado como um importante órgão na promoção da inovação, ciência e tecnologia em Maceió. Com programas que envolvem a participação da população e a busca por soluções práticas, a secretaria tem deixado sua marca em prol de uma cidade mais inovadora e conectada.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade