logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretaria Municipal de Educação oportuniza participação de profissionais da rede pública no 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste.

COMPARTILHE

Inscrições para servidores da Semed vão até o dia 31 de outubro

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está oferecendo a oportunidade para os profissionais da Educação da rede pública municipal de ensino participarem do 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste (COPENE), que será realizado de 11 a 15 de novembro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de outubro.

O congresso, que tem como tema “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas”, é uma parceria entre a Ufal, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Considerado um dos maiores eventos acadêmicos e científicos da área, o COPENE busca fortalecer as redes de pesquisadores negros e negras, além de promover a socialização de produções e divulgação de pesquisas sobre a temática.

Luciano Amorim, coordenador técnico das ações em direitos humanos da Semed, ressaltou a importância do congresso. Segundo ele, o evento será uma oportunidade única para entender o racismo, a branquitude e o papel dos educadores no combate ao preconceito, que é uma das principais causas de exclusão escolar. “O evento visa a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e ao preconceito, buscando a formulação e a implementação de políticas públicas, tendo como critério as ações voltadas para a educação”, afirmou Amorim.

Além disso, a Semed participará ativamente do Fórum de Educação Básica, que acontecerá no dia 13 de novembro durante o COPENE. Os profissionais da educação que participarem do fórum terão a oportunidade de adquirir conhecimento, debater e compartilhar experiências. “No fórum, a Semed compartilhará experiências e terá fala na mesa de abertura e no encerramento. Maceió contribuirá compartilhando como a rede pública municipal de educação tem atuado na temática racial no município”, destacou Amorim.

O congresso terá uma programação intensa ao longo de cinco dias e acontecerá simultaneamente em três lugares diferentes: na Ufal, na praça Multi-Eventos e no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, Alagoas. Os servidores da Semed têm até o dia 31 de outubro para se inscreverem.

Para mais informações sobre a programação do evento, acesse o link: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/programacao.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade