A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) de Maceió está promovendo ações itinerantes do Cadastro Único em diversas localidades da cidade. A iniciativa tem como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo serviços qualificados para aqueles que mais necessitam.
As ações começaram no início de novembro e vão continuar até a segunda semana de dezembro. Durante esse período, serão oferecidas atualizações e inscrições no Cadastro Único, no Cartão CRIA e também serão atualizados os dados para a manutenção de outros benefícios, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.
Uma unidade móvel do Cadastro Único estará presente nessas ações para facilitar o acesso aos serviços. As atividades serão realizadas em terreiros de candomblé, na Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPE), no Centro Pesqueiro e em algumas comunidades da capital.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, o objetivo do serviço é identificar as famílias que precisam dos benefícios e oferecer soluções que minimizem a vulnerabilidade social desses grupos. Ele destacou a importância desse trabalho e ressaltou o compromisso da Prefeitura de Maceió em cuidar de cada cidadão.
O coordenador do Cadastro Único de Maceió, Diogo Santos, explicou que a ação busca beneficiar o máximo de pessoas que necessitam dos programas sociais. Ele destacou a importância de inserir essas pessoas em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e de elaborar políticas públicas que atendam às necessidades desses grupos.
A iniciativa teve início no dia 1º de novembro, no terreiro Ilê Axé Omiofanicuran, no Benedito Bentes. Ao longo dos meses de novembro e dezembro, serão realizadas ações em outras 10 localidades da cidade, como o Terreiro do Pai Manoel, a AAPE, o Centro Pesqueiro, a comunidade Alto do Boi, Santa Lúcia, Chã da Jaqueira, o Conjunto Cleto Marques Luz, Santa Amélia e Cruz das Almas.
Essa iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura de Maceió em cuidar da população mais vulnerável e oferecer suporte e assistência necessários. É uma forma de garantir que essas famílias tenham acesso aos benefícios e serviços sociais disponíveis, proporcionando uma melhoria em sua qualidade de vida.