A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce) anunciou, por meio do Diário Oficial do Município, a abertura do Edital de Chamamento Público para o Credenciamento de Pareceristas Nº 001/2023. O objetivo é selecionar profissionais, tanto pessoas físicas quanto Microempreendedores Individuais (MEIs), residentes em qualquer lugar do Brasil, para atuarem como pareceristas nos diversos editais da secretaria, incluindo os relacionados à Lei Complementar Nº195/2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG).
O processo seletivo tem como meta a contratação de especialistas em 15 segmentos culturais. Os pareceristas serão escolhidos com base em critérios estabelecidos no edital. As inscrições estão abertas até o dia 7 de dezembro e podem ser feitas tanto presencialmente, no protocolo da sede da Secretaria, localizada na Rua Melo Morais, nº 59 – Centro, Maceió/AL, CEP: 57020-330, das 9h às 14h, como de forma virtual, através do e-mail credenciamentopareceristas.mcz@gmail.com.
A Lei Paulo Gustavo (LPG), sancionada em 2022, tem como objetivo promover e fomentar a cultura e a economia criativa no município de Maceió. Para isso, a Semce tem lançado diversos editais e programas que visam a valorização dos artistas locais e o desenvolvimento cultural da região. Nesse sentido, a contratação de pareceristas se torna fundamental para auxiliar na seleção e análise dos projetos inscritos.
A iniciativa de abrir o credenciamento para pareceristas de diferentes áreas culturais visa garantir a diversidade de olhares e expertise na avaliação dos projetos. Dessa forma, profissionais de áreas como música, teatro, dança, audiovisual, literatura, artes visuais, entre outras, serão selecionados para compor a equipe de pareceristas.
A seleção dos pareceristas será feita por uma comissão avaliadora, que analisará os currículos e portfólios dos candidatos. Serão considerados critérios como formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos técnicos, participação em projetos culturais, entre outros. Os selecionados terão a responsabilidade de avaliar e emitir pareceres técnicos sobre os projetos inscritos nos editais lançados pela Semce.
Com a abertura desse edital, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió busca fortalecer o cenário cultural local e promover a inclusão de profissionais de diferentes áreas no processo de seleção e avaliação dos projetos. A participação de pareceristas qualificados contribuirá para a garantia de uma análise criteriosa e imparcial dos projetos inscritos, garantindo a transparência e a qualidade dos programas e ações desenvolvidos pela Semce.