A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou nesta terça-feira (24) uma reunião de alinhamento para discutir o Plano Municipal de Saúde (PMS). O encontro teve como objetivo revisar e aprimorar os instrumentos de planejamento, com o intuito de melhorar as políticas públicas de saúde na capital.
A reunião, que aconteceu na Diretoria de Vigilância em Saúde, contou com a participação de diretorias e diversas coordenações da pasta. A atividade faz parte de um processo que terá continuidade com os demais setores do corpo técnico da Secretaria.
Durante o encontro, foram discutidas possíveis soluções e o trabalho colaborativo da secretaria, visando adequar as ações às necessidades da população. A superintendente de Governança e Gestão Interna da SMS, Karine Farias, ressaltou a importância de acompanhar a revisão do plano e suas metas, a fim de garantir uma comunicação assertiva e evidenciar melhorias para a saúde de Maceió.
A oficina de alinhamento e revisão do PMS tem como objetivo atualizar e preparar toda a gestão em relação às políticas de saúde, diretrizes, critérios de atuação e metas a serem alcançadas. Um dos destaques do encontro foi a importância do trabalho colaborativo em prol da saúde como um todo.
A diretora-geral de Planejamento da SMS, Sônia Moura, reforçou a necessidade de adaptação das metas para um serviço adequado à realidade municipal. Segundo ela, a revisão e atualização do plano são essenciais para aprimorar a qualidade dos serviços e garantir o acompanhamento de todas as áreas de forma integrada.
De acordo com a coordenadora-geral de Planejamento em Saúde da SMS, Vânia Barros, o plano está passando por revisão para aprimorar os instrumentos de planejamento em 2024 e 2025 e melhorar a política de saúde. Ela ressaltou que essa medida reflete na prestação de contas no relatório de gestão, que possibilita avaliar se o Município avançou ou não nas metas estabelecidas.
A oficina preparatória teve início nesta terça-feira com representantes da gestão, a fim de integrar e atualizar os processos. Nos próximos dias, membros da Atenção Especializada, Atenção Primária e Vigilância também participarão do processo de revisão do Plano Municipal de Saúde.
Essa iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió mostra o compromisso do órgão em melhorar as políticas públicas de saúde na capital. Com a revisão e atualização do Plano Municipal de Saúde, espera-se que as ações sejam cada vez mais adequadas às necessidades da população, garantindo uma prestação de serviços de qualidade e a melhoria das condições de saúde de todos os cidadãos.