A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu uma importante reunião de planejamento intersetorial nesta segunda-feira (18), com o objetivo de aprimorar o acompanhamento de crianças expostas ou com Sífilis Congênita. O encontro reuniu as áreas técnicas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vigilância da Sífilis, Saúde da Criança, Atenção Especializada e Saúde da Mulher no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá.
Um dos principais pontos discutidos durante a reunião foi a descentralização do acompanhamento dessas crianças. A proposta é que as próprias unidades de saúde sejam responsáveis por esse acompanhamento, enquanto as crianças com sífilis congênita continuarão sendo encaminhadas ao Bloco I do Pam Salgadinho, onde já recebem esse suporte.
A equipe de saúde da criança apresentou dados sobre o número de pediatras disponíveis na rede atualmente, que serão responsáveis pelo acompanhamento das crianças expostas. Já as crianças com sífilis continuarão sob os cuidados dos profissionais do Bloco I.
Além disso, as maternidades terão a capacidade de descentralizar o atendimento, agendando consultas na unidade de saúde mais próxima nos casos das crianças expostas. A enfermeira Dayana Tenório, da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió, destacou os encaminhamentos da reunião e ressaltou a importância do alinhamento entre as equipes de gestão para otimizar a tomada de decisão compartilhada.
A reunião visa melhorar o fluxo de atendimento e garantir um acompanhamento mais eficaz para as crianças com Sífilis Congênita, proporcionando uma assistência mais integrada e eficiente. A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió reforça o compromisso com a saúde da população e a busca constante por melhorias nos serviços oferecidos.