A Secretaria de Saúde de Maceió deu início às atividades da 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde Equidade) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A reunião entre representantes da SMS e professores das unidades acadêmicas participantes do projeto marcou o início da construção da pauta das atividades a serem realizadas no primeiro mês do programa.
Após a seleção feita pela SMS, foram aprovados três projetos vinculados a quatro Instituições de Ensino Superior, que oferecem cursos nas áreas de saúde, ciências sociais e humanas. Esses projetos serão desenvolvidos ao longo de dois anos com o objetivo de fortalecer as ações de ensino-serviço-comunidade, levando em consideração a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS e representante do PET-Saúde Equidade, ressaltou a importância do programa. Ela destacou que a construção da agenda de atividades demonstra o compromisso da SMS e da UFAL com a promoção da equidade e valorização dos profissionais do SUS, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.
Durante os dois anos de duração do projeto, serão abordados três eixos principais: a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS, saúde mental e violências relacionadas ao trabalho na saúde, além do acolhimento e valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores da saúde no processo de maternagem. O PET-Saúde Equidade visa integrar a comunidade acadêmica aos serviços de saúde, promovendo uma maior interação e troca de conhecimentos entre as instituições de ensino e a rede de saúde local.