A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (8), a abertura da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos à saúde associados ao consumo de tabaco e defender políticas eficazes para reduzir seu uso. A data, celebrada em 31 de maio, este ano terá como tema a proteção das crianças contra a influência da indústria do tabaco.
O evento de abertura, organizado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, em parceria com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), contou com a exposição de fotos intitulada “Por Uma Vida Saudável” e a Feira Agroecológica da Central Roça Cooperativa, que ofereceu produtos naturais e livres de agrotóxicos para incentivar uma alimentação saudável entre os servidores da pasta.
Segundo Laís Porangaba, responsável técnica pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, a exposição teve o objetivo de alertar de forma clara sobre os malefícios do tabaco à saúde, bem como destacar os benefícios de parar de fumar e estratégias para alcançar esse objetivo. Além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ressaltaram a importância de adotar um estilo de vida saudável, que inclui a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada.
Para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar, Maceió conta com diversos Núcleos de Tratamento e Cessação do Tabagismo, distribuídos em unidades de saúde como o II Centro de Saúde, João Paulo II, Dídimo Otto, Clínica da Família José Aprígio Vilela, Hospital Universitário e Cesmac. Além disso, o Sass criou um Núcleo exclusivo para servidores da saúde que desejam parar de fumar.
O Dia Mundial Sem Tabaco é uma oportunidade para refletir sobre os perigos do tabagismo, que é responsável por milhões de mortes a cada ano em todo o mundo. Em 2024, a campanha visa proteger as crianças da influência da indústria do tabaco, buscando garantir um futuro livre do tabagismo para as gerações vindouras. Por meio de ações educativas e de conscientização, a Secretaria de Saúde de Maceió reforça seu compromisso com a promoção de uma vida saudável e livre do tabaco.













