logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretaria de Educação de Maceió promove palestra sobre importância da história dos povos negros e indígenas na rede pública municipal.

COMPARTILHE

Palestra ocorreu nesta terça-feira (28), no auditório da OAB Alagoas, em Jacarecica. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou nesta terça-feira (28) uma palestra com o objetivo de discutir as questões raciais e a importância da difusão da história dos povos negros e indígenas na rede pública municipal de ensino. O evento, que faz parte do Ciclo de Palestras de Educação em Direitos Humanos, ocorreu no auditório da OAB Alagoas, em Jacarecica.

A palestra teve como intuito comemorar os 20 anos da Lei 10.639, que tornou obrigatória nas escolas a temática “História e Cultura Afro-brasileira”, além da Lei 11.646/2, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo o tema “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Durante o encontro, foram abordadas as alterações de currículo e práticas pedagógicas possibilitadas pela lei, destacando a importância dessas mudanças no combate ao racismo estrutural, institucional e educacional. Os gestores foram incentivados a pensar em ações que visem combater o racismo nas escolas.

O evento contou com a presença de diretores, vices, coordenadores pedagógicos e técnicos da Semed, além de psicólogos e assistentes sociais da rede. Dois palestrantes foram convidados: Jonathan da Silva, que abordou os direitos humanos e as questões raciais do ponto de vista judicial, e Fabson Calixto, que trouxe discussões sobre o contexto histórico da lei no âmbito educacional, a luta contra a homogeneização e a promoção da educação das relações étnico-raciais.

A coordenadora pedagógica da creche Maria Salete, Mayrianne Urtiga, destacou a importância da discussão sobre a temática racial para enriquecer os conhecimentos e promover a mudança de realidades. Ela ressaltou que há relatos de crianças que sofrem com o racismo e que é necessário estar presente e atento a essas situações. Mayrianne elogiou o trabalho incansável da coordenação da Semed em busca de mudanças e afirmou que eventos como esse ajudam a esclarecer questões importantes, devendo contar com a participação ativa dos profissionais da rede.

A palestra foi considerada um sucesso pelos participantes, que saíram do evento com uma maior compreensão sobre a importância de promover a história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A Semed continua empenhada em promover ações educacionais que combatam o racismo e garantam uma educação inclusiva e igualitária para todos os alunos da rede pública municipal de ensino.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade