A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) deu início na última terça-feira (28) ao projeto de Educação Digital, por meio da Coordenadoria Técnica de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Com o objetivo de integrar a comunidade escolar, promover a inclusão digital e alfabetizar os alunos por meio da tecnologia, a iniciativa será implementada inicialmente em duas escolas da região do Jacintinho – Lenilto Alves e Katia Assunção – atendendo cerca de 333 estudantes do segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
O curso terá duração de 16 horas e começará a ser ministrado a partir desta quarta-feira (29), ocorrendo de segunda a sexta-feira, dentro da disciplina Educação e Mercado de Trabalho. Além dos estudantes, os professores também serão envolvidos no projeto, principalmente para auxiliar aqueles que ainda não sabem ler. A proposta de trazer o primeiro segmento com essa abordagem visa não apenas despertar o interesse pela leitura, mas também possibilitar o aprendizado das tecnologias por meio de dispositivos tecnológicos. Segundo o coordenador da Ejai da Semed, Ricardo Almeida, é importante promover essa troca de experiências entre as escolas e garantir o fácil acesso ao curso para estudantes que não possuem condições.
Os participantes terão a oportunidade de vivenciar tanto atividades práticas quanto teóricas, com acesso aos fundamentos teóricos da informática básica e ao manuseio do computador. Eles também serão incentivados a produzir materiais que estejam associados ao planejamento pedagógico do componente curricular.
A solenidade de lançamento do projeto contou com a presença da subsecretária de Gestão Pedagógica, Maria Vilma da Silva, do coordenador da Ejai, Ricardo Almeida, de representantes do Conselho Tutelar da região e da Seg&Med, instituição parceira do projeto que atua na área de segurança e saúde no trabalho. O vereador de Maceió, Cal Moreira, e sua esposa também estiveram presentes.
Com a implementação do projeto de Educação Digital, a Semed busca promover a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas entre os estudantes da Ejai, proporcionando-lhes novas oportunidades de aprendizado e preparando-os para o mercado de trabalho. O projeto será um importante instrumento para reduzir a desigualdade digital e garantir que todos tenham acesso às tecnologias da informação e comunicação.