A gestão do prefeito de Maceió, JHC, tem como um dos principais compromissos garantir o acesso dos maceioenses aos serviços de saúde. Para cumprir essa missão, foi criado o programa Saúde da Gente, considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil.
Há mais de um ano em funcionamento, o programa já realizou mais de 635 mil atendimentos à população que vive nas comunidades mais vulneráveis da capital alagoana. O Saúde da Gente oferece consultas, exames e atendimento integral e humanizado no próprio território de moradia dos maceioenses.
Devido ao sucesso do programa, o Saúde da Gente está passando por uma reestruturação para oferecer ainda mais assistência à população. Agora, todas as frentes de atuação do programa – Saúde da Mulher, Infantil, Animal e a novidade Saúde do Homem – estão reunidas em uma única estrutura, que será instalada em uma localidade por duas semanas.
A inclusão da Saúde do Homem é uma novidade trazida pela Prefeitura de Maceió, que pretende beneficiar o público masculino com serviços como clínico-geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação. A primeira-dama de Maceió e embaixadora do programa, Marina Cândia, ressaltou a importância dessa ampliação.
O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destacou que o Saúde da Gente tem alcançado um grande público, o que significa um maior acesso aos serviços de saúde e assistência às pessoas que necessitam de atendimento médico. A estrutura do programa também passou por mudanças, visando oferecer mais atendimentos em um único local.
A partir de agora, o Saúde da Gente permanecerá em cada comunidade por duas semanas, ao invés de apenas uma semana como anteriormente. Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, das 8h às 20h, totalizando 10 dias de atendimento.
Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo programa, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.
O Saúde da Gente continua beneficiando os moradores do Conjunto João Sampaio 2, no Tabuleiro do Martins, até esta sexta-feira (3). Na próxima segunda-feira (6), o programa chega ao Residencial Maceió 1, na Cidade Universitária, e permanecerá no local por duas semanas.
Com essa ampliação e reestruturação, o Saúde da Gente se consolida como um programa que cuida daqueles que mais precisam, oferecendo serviços de saúde de qualidade e assistência médica a todos os maceioenses.