logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Risco iminente: Mina nº 18 próxima ao antigo CT do CSA pode desabar, moradores são evacuados e áreas de monitoramento são ampliadas

COMPARTILHE

O bairro do Mutange, em Maceió, está passando por momentos de tensão devido à possibilidade de desabamento de uma mina. A mina nº 18, localizada próximo ao antigo CT do CSA, está sendo monitorada 24 horas por dia pela Defesa Civil do município. A área ao redor da mina já está desocupada, não havendo mais moradores no local.

A preocupação é com as áreas que podem ser diretamente atingidas caso ocorra o afundamento da mina. De acordo com o Mapa de Ações de Linhas Prioritárias versão 4, a região próxima à mina, conhecida como área 00, já indicava a necessidade de realocação da população. Por determinação judicial, 27 famílias que residiam nessa área de risco precisaram deixar suas casas. A maioria já foi retirada do local pela Justiça Federal, que está cumprindo a decisão.

Além disso, a Prefeitura de Maceió está atuando de forma preventiva para retirar voluntariamente os moradores da região ribeirinha próxima à mina, que também apresenta risco de colapso. As famílias do bairro do Bom Parto e Flexal estão sendo acolhidas na Casa de Passagem Familiar (Jaraguá) e em diversas escolas da região. A Prefeitura disponibilizou colchões, alimentação, kits de higiene e limpeza, além de segurança e assistência social.

No novo Mapa de Ações de Linhas Prioritárias (versão 5), foram acrescentadas novas áreas de monitoramento nos bairros do Bom Parto, Farol e Bebedouro. Além disso, áreas que antes eram apenas monitoradas no Bom Parto agora foram classificadas como de realocação.

Até o momento, três minas foram completamente preenchidas (minas 7, 17 e 19) e outras seis têm previsão de preenchimento total até 2025 (minas 4, 27, 11, 25, 2 e 18). Vale ressaltar que a mina nº 18, que está ameaçando desabar, ainda não havia iniciado o preenchimento quando o aumento do afundamento foi detectado.

Em caso de necessidade de ajuda, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Maceió pelo telefone 199, que funciona 24 horas por dia. A ordem judicial para a retirada compulsória dos moradores da área 00 partiu de uma solicitação da Braskem nos autos da Ação Civil Pública n° 0808223-17.2022.4.05.8000.

Apesar da situação preocupante, não há, no momento, possibilidade de colapso de outras minas na região. A Prefeitura já possui um plano de contingência para os bairros afetados pelo afundamento do solo e um novo plano foi produzido pelo gabinete de crise montado especificamente para lidar com essa situação.

A mina nº 18 possuía cerca de 500 mil metros cúbicos antes do colapso iminente, mas não é possível prever o tamanho da cratera que se formará caso ocorra o desabamento.

Para informações oficiais, a população pode acessar o site da Prefeitura de Maceió, acompanhar o Instagram @prefeiturademaceio ou entrar em contato pelo telefone 199 (Defesa Civil) ou pelo WhatsApp (82) 99949-9612.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade