Na manhã desta quinta-feira (30), representantes das secretarias municipais que fazem parte do Gabinete de Crise formado para acompanhar a situação de risco provocada pela Braskem em Maceió se reuniram na Prefeitura. O objetivo do encontro foi discutir a logística montada para acolher os moradores das áreas próximas à mina que apresenta risco de colapso.
De acordo com os integrantes do Gabinete de Crise, nove escolas foram estruturadas para receber até 5 mil pessoas vindas das regiões do Mutange, Bom Parto (da área mais próxima da lagoa) e Flexal de Baixo. Essas escolas estão equipadas com carros-pipa, colchões, alimentação, equipes de saúde, equipes da Guarda Municipal e de assistência social.
As escolas que já estão preparadas para receber as famílias são: Senador Rui Palmeira, Higino Belo, Maria Carrascosa, Antídio Vieira, Orlando Araújo, Manoel Pedro, Brandão Lima, Pompeu Sarmento e Lenilton Alves. A transferência deve ser orientada pela Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199.
Além disso, a Prefeitura também está auxiliando os moradores que desejam ir para a casa de parentes, entregando cestas básicas. Segundo Claydson Mourinha, coordenador do Gabinete de Crise da Prefeitura de Maceió, as pessoas devem deixar suas casas o mais rápido possível para evitar danos maiores.
A Prefeitura já realizou a transferência de 85 pacientes do Hospital Sanatório para outras unidades de saúde, incluindo o Hospital Universitário, que recebeu equipamentos para a hemodiálise de 352 pessoas.
O plano de contingência para a evacuação dos bairros já está pronto e conta com a disponibilidade de mais de 300 servidores das secretarias, além de ambulâncias, ônibus, caçambas e caminhões para transportar as pessoas e seus bens.
Diversas secretarias estão envolvidas no plano de contingência, como a Secretaria de Desenvolvimento Social, que disponibilizou equipes e alimentação para as escolas, a Autarquia de Limpeza Urbana, responsável pelo plantão de agentes de limpeza e equipamentos, o Departamento de Transporte e Trânsito, que atua no bloqueio de vias, a Ilumina, que irá fornecer geradores em caso de queda de energia, e a Causa Animal, que realiza o recolhimento de animais.
A Secretaria de Saúde também está envolvida no plano de contingência, montando uma estrutura do programa Saúde da Gente no bairro do Vergel, que é o local mais próximo da área de risco. Além disso, a Secretaria irá prestar apoio nos locais de abrigamento e nos hospitais que receberam os pacientes do Sanatório. As unidades básicas de saúde irão funcionar normalmente nesta sexta-feira (1º), com reforço na equipe nas unidades próximas à região lagunar.
Durante a reunião, estiveram presentes o representante da Câmara de Vereadores, vereador Fábio Rogério, que reforçou a atuação dos parlamentares nos bairros para sensibilizar a população, e o representante da Universidade Federal de Alagoas, Théo Fortes, que colocou a estrutura do campus à disposição.
É importante ressaltar que, segundo Claydson Mourinha, não há motivo para pânico. O Gabinete de Crise está atuando com cuidado e pede a colaboração das pessoas para que procurem um lugar seguro e não esperem pelo pior.
O Gabinete de Crise continuará acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores.