logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Representantes das secretarias municipais se reúnem para discutir logística de evacuação de áreas de risco em Maceió devido ao risco de colapso da Braskem.

COMPARTILHE

Claydson Mourinha, coordenador do Gabinete de Crise. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Na manhã desta quinta-feira (30), representantes das secretarias municipais que fazem parte do Gabinete de Crise formado para acompanhar a situação de risco provocada pela Braskem em Maceió se reuniram na Prefeitura. O objetivo do encontro foi discutir a logística montada para acolher os moradores das áreas próximas à mina que apresenta risco de colapso.

De acordo com os integrantes do Gabinete de Crise, nove escolas foram estruturadas para receber até 5 mil pessoas vindas das regiões do Mutange, Bom Parto (da área mais próxima da lagoa) e Flexal de Baixo. Essas escolas estão equipadas com carros-pipa, colchões, alimentação, equipes de saúde, equipes da Guarda Municipal e de assistência social.

As escolas que já estão preparadas para receber as famílias são: Senador Rui Palmeira, Higino Belo, Maria Carrascosa, Antídio Vieira, Orlando Araújo, Manoel Pedro, Brandão Lima, Pompeu Sarmento e Lenilton Alves. A transferência deve ser orientada pela Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199.

Além disso, a Prefeitura também está auxiliando os moradores que desejam ir para a casa de parentes, entregando cestas básicas. Segundo Claydson Mourinha, coordenador do Gabinete de Crise da Prefeitura de Maceió, as pessoas devem deixar suas casas o mais rápido possível para evitar danos maiores.

A Prefeitura já realizou a transferência de 85 pacientes do Hospital Sanatório para outras unidades de saúde, incluindo o Hospital Universitário, que recebeu equipamentos para a hemodiálise de 352 pessoas.

O plano de contingência para a evacuação dos bairros já está pronto e conta com a disponibilidade de mais de 300 servidores das secretarias, além de ambulâncias, ônibus, caçambas e caminhões para transportar as pessoas e seus bens.

Diversas secretarias estão envolvidas no plano de contingência, como a Secretaria de Desenvolvimento Social, que disponibilizou equipes e alimentação para as escolas, a Autarquia de Limpeza Urbana, responsável pelo plantão de agentes de limpeza e equipamentos, o Departamento de Transporte e Trânsito, que atua no bloqueio de vias, a Ilumina, que irá fornecer geradores em caso de queda de energia, e a Causa Animal, que realiza o recolhimento de animais.

A Secretaria de Saúde também está envolvida no plano de contingência, montando uma estrutura do programa Saúde da Gente no bairro do Vergel, que é o local mais próximo da área de risco. Além disso, a Secretaria irá prestar apoio nos locais de abrigamento e nos hospitais que receberam os pacientes do Sanatório. As unidades básicas de saúde irão funcionar normalmente nesta sexta-feira (1º), com reforço na equipe nas unidades próximas à região lagunar.

Durante a reunião, estiveram presentes o representante da Câmara de Vereadores, vereador Fábio Rogério, que reforçou a atuação dos parlamentares nos bairros para sensibilizar a população, e o representante da Universidade Federal de Alagoas, Théo Fortes, que colocou a estrutura do campus à disposição.

É importante ressaltar que, segundo Claydson Mourinha, não há motivo para pânico. O Gabinete de Crise está atuando com cuidado e pede a colaboração das pessoas para que procurem um lugar seguro e não esperem pelo pior.

O Gabinete de Crise continuará acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade