Representantes da Prefeitura de Maceió estão participando do maior evento da América Latina sobre gestão de resíduos sólidos, a Waste Expo Brasil, que acontece em São Paulo. A visita tem como objetivo conhecer novos equipamentos, práticas inovadoras e aprimorar o trabalho realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) na limpeza da capital alagoana.
Além da Waste Expo, estão ocorrendo simultaneamente o Fórum Waste Brasil e o Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, com foco no desenvolvimento sustentável, combate às mudanças climáticas e geração de emprego e renda.
Durante a feira, o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, e a diretora-executiva Kedyna Tavares visitaram estandes e conheceram alguns equipamentos que podem ser úteis para Maceió. Um exemplo interessante foi a compostagem das feiras livres, realizada pela Prefeitura de São Paulo. Nesse processo, além dos resíduos das feiras, são adicionados materiais de varrição e capinação, transformando-os em compostagem. A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da participação da comunidade na separação do resíduo orgânico e seco.
Os representantes da Prefeitura de Maceió também puderam conhecer tecnologias trazidas da China, Holanda, Alemanha e Dinamarca voltadas para o tratamento de água, serviços de drenagem e questões ambientais. Além disso, foi destacado o novo Marco Legal do Saneamento, que exige que as prefeituras implantem e se atualizem sobre o saneamento básico, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
Moacir Teófilo resumiu a participação no congresso afirmando que é importante entender o que outras prefeituras estão fazendo para contribuir com a vida útil do planeta, e que Maceió está aprendendo sobre novas tecnologias e hábitos para melhorar o serviço de limpeza urbana.
Outra iniciativa conhecida pelos representantes foi o biodigestor, capaz de gerar energia renovável e sustentável a partir de matéria orgânica, como restos de alimentos utilizados nas escolas. A ideia é que a instituição possa gerar sua própria energia e gás de cozinha.
Além dos congressos, os representantes da Prefeitura de Maceió também visitaram um cemitério vertical em Itapevi-SP, conhecendo seu funcionamento e a possibilidade de trazer essa novidade para os cemitérios da cidade.
Segundo Moacir Teófilo, é importante buscar tecnologias mais avançadas para melhorar o sistema de sepultamentos e oferecer mais conforto para quem visita os cemitérios.
A participação no evento proporcionou aos representantes da Prefeitura de Maceió a oportunidade de conhecer e se inspirar em experiências bem-sucedidas de outras cidades, buscando tornar a capital alagoana cada vez mais sustentável.