O projeto Recicla Maceió, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), tem se destacado na capital alagoana por fortalecer a coleta seletiva de lixo. Com a realização de atividades de educação ambiental e coleta de recicláveis em diversos bairros, o projeto tem conseguido conscientizar os cidadãos sobre a importância da separação de resíduos.
A iniciativa, que ocorre semanalmente, tem atraído novos adeptos para a coleta seletiva. Recentemente, o Recicla Maceió se uniu à Coopmundaú e à Cooplum para atuar em áreas atendidas por essas cooperativas, mas com baixa adesão ao serviço. As ações visam orientar os moradores sobre a relevância e responsabilidade individual na correta destinação dos resíduos, mudando a percepção e incentivando a separação dos materiais recicláveis.
Um dos moradores impactados positivamente pelo projeto é Benedito Bentes da Silva, residente no Vergel do Lago, que agora se compromete a separar seus resíduos. Ele destaca a importância das informações recebidas e o impacto positivo para a natureza e a cidade.
Kedyna Tavares, diretora executiva da Alurb, reforça a relevância da coleta seletiva não apenas para o meio ambiente, mas também para a geração de renda por meio das cooperativas. Ela ressalta a importância do Recicla Maceió na mudança de comportamento e na promoção da educação ambiental para ampliar a adesão ao serviço.
Por meio de diversas ações educativas e informativas, o Recicla Maceió tem obtido resultados positivos na conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para a sustentabilidade da cidade. A parceria com as cooperativas locais fortalece a economia solidária e a geração de renda para os cooperados, contribuindo para um futuro mais sustentável em Maceió.
Com informações e fotos da Prefeitura de Maceió