logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Projetos inovadores nas periferias de Maceió são prioridade na gestão de políticas públicas e se inspiram no sucesso das Areninhas de Fortaleza.

COMPARTILHE

A gestão de políticas públicas da cidade de Maceió tem dado prioridade aos projetos inovadores que impactam diretamente a vida dos moradores das periferias. Prova disso é a visita que a Prefeitura da capital fez à Fortaleza, capital do Ceará, para conhecer de perto os avanços do projeto Areninha, que já beneficiou mais de 30 mil jovens que vivem em regiões periféricas.

A Prefeitura de Fortaleza utiliza o esporte como uma ferramenta para fortalecer a aprendizagem dos jovens e também para afastá-los da criminalidade, além de descobrir novos talentos. Foram instalados 109 campos de grama sintética de tamanhos variados, de acordo com a realidade de cada região, além de arquibancadas, refletores, bancos de reservas e vestiários.

Algumas unidades das Areninhas possuem um anexo chamado Escola Areninha, que tem capacidade para atender 320 alunos da Rede Municipal, entre 11 e 14 anos, no contraturno escolar. O secretário municipal de Esporte, Thales Novaes, ficou encantado com o projeto e afirmou que já estão em andamento os projetos para construir 30 Areninhas na primeira etapa e outras 30 na segunda etapa, totalizando 60 arenas de grama sintética em Maceió.

Élcio Júnior, supervisor das Areninhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, destacou a importância da visita técnica dos secretários e amigos de Maceió. Ele ressaltou o sucesso do projeto na capital cearense, que conta com a maior competição amadora de futebol, com mais de 650 times competindo. O custo médio das Areninhas tipo 1 é de 1 milhão e 718 mil reais, enquanto o tipo 2, certificado pela Fifa e com garantia de cinco anos, chega a 240 mil reais.

Em outro destaque do esporte em Maceió, a cidade foi bem representada na prova de triatlo do Ironman Fortaleza, uma das maiores da América Latina. Seis triatletas de Maceió tiveram suas inscrições asseguradas pela Secretaria Municipal de Esporte e três deles, dois homens e uma mulher, foram classificados para a etapa do Mundial que será realizada na Nova Zelândia. O secretário municipal de Esporte, Thales Novaes, comemorou os resultados e destacou a importância de fomentar a prática esportiva na cidade.

Fellipe Lyra, o segundo melhor colocado entre os representantes de Maceió, agradeceu o apoio da Prefeitura e ressaltou a importância do incentivo e do reconhecimento. Ele afirmou que, em seus nove anos de carreira esportiva, nunca havia recebido esse tipo de apoio. O triatleta destacou a importância de encerrar a temporada garantindo uma vaga na final e levar o nome da cidade para o mundo.

Essas iniciativas mostram o compromisso da Prefeitura de Maceió em investir em projetos esportivos inovadores que beneficiam diretamente a população, especialmente os jovens das periferias. Projetos como as Areninhas e o apoio aos atletas de triatlo são fundamentais para promover a inclusão social, afastar os jovens da criminalidade e descobrir talentos esportivos na cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade