O projeto “VaLER a Pena” tem se destacado nas escolas da rede municipal de educação ao incentivar a leitura, o desenvolvimento da criatividade e estimular a imaginação das crianças. A iniciativa tem promovido diversas atividades nas escolas, além da entrega de kits de livros para os pequenos, mudando a rotina de várias famílias e proporcionando novos momentos de interação.
Em escolas como o Centro Municipal de Educação Infantil São Sebastião, localizado no bairro do Prado, as ações do projeto têm despertado o prazer das crianças pelos livros, envolvendo também os pais nas histórias que são levadas para casa. Segundo Jaqueline dos Santos, mãe de Agnes Cristiany, de 2 anos, a hora da leitura se tornou sagrada em sua família, proporcionando momentos agradáveis de conexão entre mãe e filha.
A importância da leitura na formação das crianças é ressaltada pela responsável pela rede de bibliotecas da Semed, Simone Souza, que destaca os benefícios da prática da leitura no desenvolvimento do vocabulário, compreensão, interpretação de textos, estimulo da criatividade e da imaginação. Além disso, a leitura permite que as crianças conheçam diferentes realidades, culturas e pontos de vista, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Para promover o projeto nas escolas, são realizadas as “Festas Literárias” com diversas atividades, como contação de histórias, oficinas de pintura e entrega de kits de livros. Além disso, as escolas implementam a atividade da maleta viajante, onde as crianças compartilham semanalmente um livro recebido, promovendo a interação entre as famílias por meio da leitura.
O projeto também se estende ao dia-a-dia escolar, com atividades diárias de incentivo à leitura e à imaginação. A diretora do Cmei São Sebastião, Cíntia Oliveira, destaca que as leituras diárias nas salas de aula e as contações de histórias coletivas têm despertado o gosto pela leitura nas crianças, proporcionando diversas aventuras nesse processo de aprendizagem.













