Os estudantes da rede pública de educação de Maceió conheceram o universo fantástico da literatura com o lançamento do projeto VaLer a Pena, que ocorreu nesta sexta-feira (2), simultaneamente, em todas as unidades de ensino municipais.A criançada do Centro Municipal da creche Padre Silvestre Vredegoor, localizada no Prado, participou de uma roda de histórias no pátio do local, onde os alunos foram apresentados a universos mágicos interpretados pela contadora de histórias Beth Torres.O projeto VaLer a pena é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, o vocabulário, o prestar atenção, ouvir esse mundo maravilhoso e encantador que é o mundo das histórias, contou Beth.Noah Oliveira foi uma das crianças que participou da atividade e contou o que mais gostou.
Teve a história do macaquinho que pulou da cama, se machucou e o papai levou no médico.
Gostei muito, revelou.A iniciativa visa despertar o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, por isso, os alunos também receberam kits com histórias para lerem em casa junto aos pais.
Isso vai ampliar ainda mais a capacidade criativa das nossas crianças, eu considero esse um projeto que realmente vale muito à pena, explicou a diretora da creche, Adriana de Oliveira.A Educação Infantil trabalha a leitura durante o dia a dia dos alunos e o projeto vem para agregar o gosto e o prazer de ler.
Aqui no nossa creche, as crianças já vivenciam esse momento rico da leitura, nossas professoras já trabalham estimulando desde o maternal até o 2° período.
Esse projeto veio agregar ainda mais, contribuindo para esse estímulo do universo literário, que vem contribuir para o desenvolvimento das crianças, pontuou a coordenadora pedagógica, Simone Rocha.Já os estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra, localizada no bairro Mangabeiras, embarcaram no universo fantástico da literatura com a Biblioteca Móvel Maceió.
Dentro do ônibus, eles conheceram várias histórias que estavam disponíveis, além das que as contadoras de histórias Gracileide Melo e Lúcia Andrade, interpretaram.Eu achei até que foi muito legal, tudo bem criativo, as historinhas que têm são muito bonitas e é muito bom pra ler.
Eu gostei bastante da história cantada iupi-iupi que as tias fizeram, contou o aluno do 3º ano, Daniel Rodrigues, 12 anos.Esse projeto de incentivo à leitura é muito importante, não só para os alunos, como para a comunidade como um todo.
Eles vão ter acesso aos livros que vão aumentar o repertório deles, quem lê viaja, então eles vão poder viajar no mundo da imaginação.
Eles só têm a ganhar e a escola também, estamos muito gratos pela Prefeitura de Maceió ter disponibilizado esse material riquíssimo, que eles agora têm acesso, finalizou a diretora escolar, Jucileide Acioli.As Festas Literárias VaLER a pena continuam nas próximas semanas.
No dia 15/06, em todas as escolas das regiões administrativas 3,4 e 5 e em 22/06, nas unidades de ensino das regiões administrativas 6, 7 e 8.
Contação de história na creche Padre Silvestre Vredegoor e biblioteca móvel na Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra.
Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed Tags:projeto valer a penaEducaçãoCMEIliteraturaleiturasemedprefeitura de maceió SEMEDSecretaria Municipal de Educação Rua General Hermes, 1199 – Cambona CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.