logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto Renasce Salgadinho recolhe mais de 1.300 eletrônicos em gincanas ambientais nas escolas da região

COMPARTILHE

Renasce Salgadinho promove gincanas e evita descarte irregular com promoção de coleta seletiva

 

O Projeto Renasce Salgadinho, resultado de ações de conscientização realizadas tanto dentro quanto fora das escolas, promoveu recentemente gincanas ambientais em duas unidades de ensino localizadas na área de influência da obra. Nessas atividades, foram recolhidos 1.370 eletrônicos que podem ser reaproveitados, além de 117 litros de óleo, 122,9 kg de pet, 37 kg de latinha, 242,2 kg de livros e revistas, 21,5 kg de panela velha, 205 kg de papel e papelão e 102 kg de plástico. Essa iniciativa evitou que todo esse material fosse descartado de maneira irregular.

Durante as gincanas, os alunos participaram de uma série de atividades lúdicas e aprenderam sobre a importância da coleta seletiva, da educação ambiental, da reciclagem e dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos. Todo o material recolhido foi encaminhado à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), responsável pela coleta seletiva nos bairros da parte baixa da capital.

Essas gincanas foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Escola Alerta, e fazem parte das ações socioambientais do Projeto Renasce Salgadinho. Ao todo, mais de 700 crianças foram beneficiadas com essa iniciativa.

“Essas gincanas ambientais são atividades em que buscamos, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, reforçar o que já trabalhamos no sistema porta a porta e também dentro das salas de aula, que é a importância do descarte correto dos resíduos e também da reutilização. Todo esse material poderia ter tido um descarte incorreto e parar nos córregos, mas desta vez a realidade foi diferente”, explicou Thales Ribeiro, secretário-adjunto de Infraestrutura.

O Projeto Renasce Salgadinho consiste em um conjunto de obras que está sendo realizado em diversos bairros de Maceió e tem como objetivo transformar a realidade da cidade. Com um investimento de R$ 76,4 milhões provenientes de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), as intervenções incluem a revitalização da região e mais de 20 outras ações, como requalificação ambiental, análise e revisão de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, contenção de erosão, recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico. Além disso, o projeto também contempla a realização de ações educativas, como palestras e oficinas de reciclagem.

Com previsão de conclusão e entrega até o final de 2023, o Projeto Renasce Salgadinho tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade