O Projeto ‘Praça Mais Cuidada’, lançado pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) de Maceió, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), teve suas inscrições encerradas no último dia 17. De acordo com a apuração, mais de 300 pessoas se inscreveram para a capacitação, sendo a maioria delas mulheres.
O principal objetivo dessa iniciativa é capacitar profissionalmente os cidadãos maceioenses de baixa renda, a fim de que possam ser reinseridos no mercado de trabalho. Agora, os inscritos aguardarão as próximas etapas do programa. A triagem dos candidatos para verificar se atendem aos requisitos propostos começou nesta segunda-feira (19). O resultado será divulgado no próximo dia 24 e haverá prazo para recurso entre os dias 25 e 27 deste mês. Já a lista final dos 100 selecionados será divulgada no dia 6 de novembro.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, comentou sobre o interesse demonstrado pelos participantes: “Tivemos uma boa quantidade de interessados, que procuram retornar ao mercado de trabalho. Agora, vamos para as próximas fases e selecionar os 100 primeiros escolhidos do programa. É o início de algo que se tornará grande em Maceió, devolvendo aos que mais precisam a chance de mudar de vida”.
O curso oferecido será na área de zeladoria, que engloba a limpeza e os reparos nas praças da capital. Para se inscrever, era necessário residir em Maceió, estar desempregado e possuir baixa renda familiar.
Inicialmente, serão disponibilizadas 100 vagas para o curso, que tem carga horária de 30 horas semanais. No entanto, a Prefeitura de Maceió já planeja abrir mais inscrições no futuro.
O Projeto ‘Praça Mais Cuidada’ é uma iniciativa importante para a cidade de Maceió, pois além de oferecer oportunidades de capacitação para os cidadãos de baixa renda, contribui para a melhoria das praças e espaços públicos, que serão cuidados por profissionais qualificados.