logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto de Saúde em Maceió combate obesidade com grupos de apoio e acompanhamento multiprofissional por 12 meses.

COMPARTILHE

Profissionais de saúde acompanham pessoas com obesidade ou sobrepeso em Maceió. Foto: Reprodução/Internet

A obesidade é considerada uma epidemia mundial e no Brasil não é diferente. A doença tem crescido de forma acelerada, afetando a qualidade de vida de muitas pessoas e se tornando um grande fator de risco para problemas de saúde mais graves. Por isso, a rede de saúde de Maceió está implementando uma iniciativa para auxiliar os usuários do SUS que sofrem com obesidade ou sobrepeso.

Os grupos de apoio são parte do projeto “Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade”, liderado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Programa de Alimentação e Nutrição da Saúde de Maceió. O objetivo é acompanhar esses pacientes ao longo de 12 meses, desenvolvendo atividades para promover a saúde e prevenir complicações decorrentes da doença.

A nutricionista e técnica da Alimentação e Nutrição da SMS, Karla Ferro, explica que os encontros acontecem de forma coletiva e individual, com atividades como rodas de conversa, palestras, oficinas, avaliações nutricionais e dietas personalizadas. A equipe responsável pelo acompanhamento é composta por profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos.

A escolha de iniciar a iniciativa pelo 6º Distrito Sanitário foi baseada em dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, que apontou altos índices de sobrepeso e obesidade nessa região de Maceió. A expectativa é que até o fim do ano o projeto seja expandido para outros distritos da cidade.

Para participar dos grupos de apoio, os usuários do SUS devem procurar uma das unidades de saúde participantes, munidos de documentação pessoal e cartão SUS. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e prevenir complicações decorrentes da obesidade, promovendo hábitos saudáveis e acompanhamento profissional.

Com a implementação desses grupos de apoio, a rede de saúde de Maceió busca combater a obesidade e oferecer um atendimento mais completo e personalizado para os pacientes com excesso de peso. A expectativa é que a iniciativa traga benefícios significativos para a população e ajude a reduzir os índices de obesidade na cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade