O programa Saúde da Gente continua percorrendo os bairros e comunidades de Maceió, levando assistência médica e cuidados à população. A partir desta segunda-feira (5), o programa estará no Alto da Alegria, no Benedito Bentes, oferecendo serviços de saúde nas frentes da Mulher, Homem, Infantil e Animal. Os atendimentos estarão disponíveis até o dia 24 de fevereiro.
Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. O atendimento ocorre das 8h às 20h, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde.
A frente de Saúde do Homem é uma das frentes do programa e beneficia o público masculino, disponibilizando clínico geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação. Já a frente de Saúde da Mulher oferece consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.
As crianças também são atendidas pelo programa, na frente de Saúde Infantil, com serviços de vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
Além disso, o programa conta com a frente de Saúde Mental, que continua acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, como a Saúde da Mulher e Saúde Infantil.
Outra iniciativa do programa é o Saúde nas Grotas, que durante a semana está disponível no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, oferecendo diversos serviços de saúde para moradores e turistas. Uma equipe de profissionais também está levando os atendimentos de saúde para abrigos da capital.
As equipes do programa também estão atuando em outras localidades, como Rua da Saudade, Caetés, Jacintinho, Village Campestre, Grota do Ary, Bom Parto e Espaço Flexal.
O Saúde da Gente é o maior programa de saúde itinerante do país, levando assistência médica para regiões que muitas vezes não têm fácil acesso aos serviços de saúde. Com essa iniciativa, o programa busca garantir o direito à saúde e o bem-estar da população de Maceió.