logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Programa Saúde da Gente beneficia mais de 700 mil pessoas em Maceió, oferecendo atendimentos médicos e serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade.

COMPARTILHE

A iniciativa da Prefeitura de Maceió já registrou 725.644 mil atendimentos à população em 1 ano e 5 meses de funcionamento. Foto: Ascom SMS

O programa Saúde da Gente, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, tem se mostrado um verdadeiro sucesso na capital alagoana. Em um ano e cinco meses de funcionamento, o programa já registrou um total impressionante de 725.644 atendimentos à população. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Saúde da Gente é considerado o maior programa de saúde itinerante do país e tem como objetivo principal proporcionar atendimento médico de forma mais acessível e rápida, especialmente para os bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social de Maceió.

Através desse programa, os moradores de Maceió estão sendo beneficiados com uma variedade de atendimentos divididos em seis áreas de atuação: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde Animal, Saúde Mental e Saúde nas Grotas. Para o público adulto, são oferecidos serviços de clínica geral, ginecologia, dermatologia, enfermagem, nutrição e fisioterapia. Além disso, são realizados procedimentos como vacinação, citologia, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Ultrassonografia (USG), coleta de exames laboratoriais e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre para as mulheres que já realizaram os exames prévios necessários.

Já para o público infantil, são disponibilizados atendimentos de pediatria, alergologia, odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia, consulta com oftalmologista, coleta de exames laboratoriais e vacinação. Além disso, o programa conta com uma frente animal, que oferece atividades de consulta veterinária, vacinação antirrábica e vermifugação para os pets.

A supervisora do Saúde da Gente, Beatriz Souza, ressalta a importância do programa para a população. Segundo ela, desde a inauguração, o número de atendimentos tem crescido significativamente, promovendo o acesso a consultas e exames, além de um atendimento integral e humanizado no próprio território de moradia. Beatriz afirma que a iniciativa favorece o autocuidado e a conscientização sobre a própria condição de saúde do indivíduo e da comunidade, além de ter um enfoque na saúde animal.

O Saúde da Gente continua a expandir sua atuação e, até o dia 24 de fevereiro, estará oferecendo assistência na comunidade Alto da Alegria, no bairro Benedito Bentes. Moradores da região, como Simone Silva, de 36 anos, estão felizes com a iniciativa. Simone conta que passou pela triagem e realizou atendimentos ginecológicos, enquanto sua filha foi atendida por uma pediatra e ainda recebeu cuidados odontológicos. Ela destaca a importância do programa para a comunidade local, agradecendo pelos serviços disponibilizados pelo Saúde da Gente.

Os atendimentos do Saúde da Gente ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 20h, e permanecem em cada localidade por duas semanas. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. A iniciativa da Prefeitura de Maceió tem mostrado que é possível levar atendimento médico de qualidade para as comunidades mais vulneráveis, garantindo o direito à saúde para todos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade