O programa Saúde da Gente continua beneficiando várias comunidades em situação de vulnerabilidade social em Maceió. Nesta semana, as frentes de atuação do programa, focadas na saúde da mulher, saúde infantil e saúde animal, permanecerão nos mesmos locais da semana anterior. Confira abaixo os locais que receberão os serviços de saúde a partir desta segunda-feira (16) até o domingo, dia 22 de outubro.
A frente de saúde da mulher estará funcionando na Cidade Sorriso 2, no bairro do Benedito Bentes. As mulheres terão acesso a consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais e solicitação de mamografia. Também haverá atendimento psicológico e orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros serviços.
Já os atendimentos de saúde infantil estarão concentrados no bairro de Santo Amaro. Nesse local, as crianças terão acesso a vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para a realização do teste do pezinho e da orelhinha em unidades de saúde.
Os moradores de Santo Amaro também poderão contar com a tenda Pet, que oferece atendimento veterinário para cães e gatos. Nesse espaço, será possível realizar consultas, vacinação antirrábica e vermifugação de animais.
Os serviços de saúde mental continuarão acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes de saúde da mulher e saúde infantil.
Além disso, as equipes de saúde nas grotas estarão atuando com ações educativas e vacinação nas escolas municipais e estaduais, em parceria com a Coordenação Técnica de Imunização. Também haverá uma equipe de profissionais prestando diversos serviços de saúde no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado na Ponta Verde.
Para ter acesso aos serviços de saúde, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.
Essa iniciativa do programa Saúde da Gente tem sido fundamental para levar atendimento médico e serviços de saúde a comunidades em situação de vulnerabilidade social em Maceió. Com a permanência das frentes de atuação nos mesmos locais da semana anterior, espera-se que mais pessoas possam ser beneficiadas e ter acesso a cuidados médicos essenciais. A atuação nas áreas de saúde da mulher, saúde infantil, saúde animal e saúde mental demonstra a preocupação abrangente do programa em atender as necessidades da população de forma integral. É importante que os moradores das comunidades estejam cientes desses serviços e possam aproveitar essa oportunidade de cuidar da saúde de forma gratuita.