A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizou, nesta quarta-feira (23), uma ação em comemoração ao aniversário de quatro anos do Programa Primeira Infância Cidadã e a campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. A iniciativa beneficiou cerca de 40 gestantes assistidas pelo Município.
A programação contou com rodas de conversa sobre Educação Infantil, exercícios físicos, brindes e um ensaio fotográfico para as gestantes. Maria Josivânia está no sexto mês de gravidez e falou sobre a experiência em participar da ação.
“É muito gratificante participar desse evento, com pessoas acolhedoras que realizam um atendimento humanizado. Estou muito feliz e tenho certeza que vai contribuir bastante para o nascimento do meu bebê”, revelou Maria Josivânia.
A abertura do evento contou com uma apresentação teatral dos servidores Alderir Souza e Ana Cláudia junto às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, encenando uma peça educativa sobre a primeira infância, ao destacar os direitos e deveres de meninos e meninas.
A coordenadora técnica do Primeira Infância Cidadã, Christiane Medeiros, celebrou a conquista de quatro anos do programa, ao explicar os benefícios que essas ações promovem para as gestantes.
“Estou muito feliz com a realização desse evento, em comemoração aos quatro anos de programa, com a realização de atividades, em alusão ao mês da primeira infância. O intuito é socializar e educar sobre a importância dos cuidados no período de gestação. Através dessas atividades podemos desenvolver o fortalecimento de vínculos e promover ações que tragam qualidade de vida,” explicou a coordenadora.
Primeira Infância Cidadã
O programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O Primeira Infância Cidadã facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos para o acompanhamento integral da chamada primeira infância.
Mantido pelo governo Federal, o público alvo do programa compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família, além das crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos que estão afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
“Ficamos muito felizes com a realização de mais uma iniciativa da Semdes, promovendo através dos nossos equipamentos uma qualidade de vida digna e saudável para as futuras mamães maceioenses. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, iremos dar continuidade, oferecendo toda assistência necessária para as gestantes e as crianças com uma fase tão importante que é a primeira infância”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social de Maceió, Fernando Davino.