Lançado há dois anos pela Prefeitura de Maceió, o programa Domingo é Livre, que garante o embarque gratuito no transporte público aos domingos, tem sido uma benção para os maceioenses. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) revelou que a iniciativa já proporcionou uma economia conjunta de mais de R$ 17,4 milhões para os habitantes da capital alagoana. O montante é coberto por subsídios municipais.
Amanda Raíssa, atendente de telemarketing, é uma das beneficiárias do programa, e enaltece a relevância desta política pública para a economia familiar. “Acredito que o programa ajuda imensamente a população. Faz uma grande diferença para quem trabalha aos domingos, ou para quem costuma sair no final de semana, pois pode se deslocar sem gastar nada do próprio bolso. Isso ajuda muito financeiramente”, avalia Amanda.
Desde a sua criação, o Domingo é Livre registrou cerca de 4,7 milhões de embarques, indicando uma média de 45.427 usos por domingo. O benefício garante o embarque gratuito para quem possui a modalidade Cidadão do cartão Vamu.
Maykon Lopes, estudante de jornalismo, é um dos beneficiários do programa. Durante a semana, Maykon usufrui do Passe Livre, outra política voltada para estudantes. Aos domingos, ele troca o Vamu Escolar pelo Cidadão e continua poupando. “O Domingo é Livre surgiu para beneficiar as pessoas, pois permite passear sem se preocupar com o pagamento da passagem, economizando dinheiro que pode ser usado em outros dias da semana ou até destinado a outras despesas”, comenta Maykon.
A primeira via do cartão Vamu Cidadão é gratuita e garante acesso a benefícios como a Integração Temporal e o Domingo é Livre. O cartão pode ser adquirido em terminais de ônibus em diferentes bairros da cidade, além da sede do Vamu Mobilidade, localizada no centro de Maceió.
O titular do DMTT, André Costa, reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a inclusão e a mobilidade dos maceioenses. “Iniciativas como o Domingo é Livre ajudam as pessoas que mais precisam. Estamos empenhados diariamente em implantar ações que façam a diferença na vida das pessoas e modernizem o sistema de transportes da capital”, conclui Costa. A viagem gratuita tem garantido o direito de ir e vir na capital, trazendo alívio ao bolso de muitos cidadãos.