No último dia 29 de setembro, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa promoveu uma capacitação para discutir os cuidados multidimensionais com os idosos. O evento contou com a participação de diferentes profissionais da área de saúde de Maceió e marcou o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, elaborada pela Secretaria de Saúde do município.
De acordo com Denyse Lima, coordenadora do programa, Maceió possui atualmente um índice de 12% de idosos com diversas demandas em diferentes aspectos da vida. Portanto, é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para acompanhar e cuidar dessa população nos dispositivos de saúde da cidade.
Durante a capacitação, foi enfatizada a importância do cuidado multidimensional, que engloba aspectos sociais, de saúde, psicológicos, emocionais e nutricionais, entre outros. Segundo Denyse, essa abordagem é essencial para identificar as áreas da vida do idoso que necessitam de cuidado e traçar estratégias efetivas de intervenção.
O médico geriatra Denis Melo também participou do evento e ressaltou a projeção de que, até 2040, o Brasil terá uma média de 40% de sua população composta por idosos. Portanto, é fundamental cuidar desse público de forma multidisciplinar e integrada, valorizando a riqueza do envelhecimento e buscando garantir uma melhor qualidade de vida.
Durante a capacitação, foi realizado o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que é um instrumento importante para o trabalho dos profissionais de saúde. A coordenadora Denyse destacou a importância de utilizar a caderneta em todos os atendimentos a idosos nos equipamentos de saúde, reforçando a instrumentalização dos profissionais nesse cuidado.
Uma das participantes do evento, a estudante de enfermagem Isabele Cabral, destacou seu interesse pelo público idoso desde o início de sua formação e afirmou que o encontro trouxe conhecimentos fundamentais para sua futura atuação profissional.
Além das palestras e lançamento da caderneta, a capacitação contou com momentos de ginástica laboral realizada pelo Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) e apresentação musical do músico e compositor José Pontes, usuário da Unidade Básica de Saúde José Tenório.
A iniciativa foi muito importante para promover a discussão sobre os cuidados multidimensionais com os idosos e reforçar a importância de uma abordagem integrada e holística no atendimento a essa população. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa também se mostrou uma ferramenta fundamental para auxiliar os profissionais de saúde nesse trabalho.