Publicidade

Publicidade

Programa de Alimentação e Nutrição de Maceió capacita profissionais da saúde sobre introdução alimentar infantil.

COMPARTILHE

 

Na manhã desta sexta-feira (22), o programa de Alimentação e Nutrição de Maceió promoveu uma capacitação sobre introdução alimentar infantil no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizada no Centro. O evento teve como público-alvo médicos pediatras, enfermeiros, agentes comunitários e nutricionistas, e teve como objetivo qualificar os profissionais que atuam na Atenção Básica para abordar e orientar adequadamente gestantes, puérperas e mães de crianças em período de desenvolvimento nutricional durante a transição alimentar.

Durante a capacitação, a nutricionista Renata Moura, da SMS, ministrou uma palestra abordando temas relacionados à introdução alimentar. Ela destacou a importância da amamentação como alimento padrão ouro, discutiu o desmame e a inclusão de alimentos saudáveis, além de abordar os impactos dos alimentos no desenvolvimento infantil.

Segundo Moura, o desenvolvimento infantil está diretamente ligado à introdução alimentar. O leite materno, repleto de nutrientes essenciais, é o primeiro contato do bebê com a alimentação. À medida que a criança cresce, a introdução alimentar deve ser gradual, incluindo frutas e alimentos saudáveis, para que as crianças se acostumem com os sabores e texturas. Os profissionais de saúde devem estar preparados para orientar as mães sobre a quantidade, frequência e qualidade dos alimentos que irão complementar a alimentação da criança.

Além da nutricionista Renata Moura, a capacitação contou com a participação da terapeuta ocupacional Sara Lins e da fonoaudióloga Marília Gabriela. Marília alertou sobre as dificuldades alimentares e os aspectos de desenvolvimento da criança, enfatizando a importância da mastigação, articulação e fala durante o crescimento da criança e destacando os sinais de alerta e os cuidados com alimentos que podem impactar na voz.

A enfermeira Lúcia Fátima, da Unidade de Saúde Village Campestre I, participou do treinamento e destacou a importância da capacitação. Ela ressaltou que a introdução alimentar é um tema recorrente em seu local de trabalho e que muitas vezes enfrenta dificuldades em orientar as mães sobre a substituição do leite materno por outros alimentos, levando em consideração as condições socioeconômicas das famílias. Lúcia está ansiosa para aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir para a adaptação alimentar das usuárias, levando em conta o contexto e a realidade em que vivem.

A capacitação contou com a participação de médicos pediatras, enfermeiros, agentes comunitários e nutricionistas, e teve como objetivo qualificar esses profissionais para abordar e orientar corretamente as mães durante a transição alimentar. A iniciativa é mais um passo importante para garantir uma alimentação saudável e adequada para as crianças de Maceió.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade