Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, situada no bairro São Jorge, em Maceió, realizaram nesta quarta-feira (8) uma ação de cuidado e assistência à comunidade escolar da Escola Municipal Professor Paulo Freire. Essa iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca fortalecer as ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos estudantes da rede pública de ensino.
Durante o evento, foram oferecidas diversas atividades de educação em saúde para alunos, pais e responsáveis. Palestras sobre pediculose e programas sociais foram ministradas, além de atividades lúdicas para as crianças. Paralelamente, serviços de saúde foram disponibilizados na escola, como avaliação odontológica (escovação e aplicação de flúor), verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, vacinação, consulta médica, citologia e solicitação de mamografia.
Segundo Verônica Almeida, diretora da USF do São Jorge, o objetivo dessa ação foi atender crianças que precisavam atualizar a caderneta de vacinação, assim como mulheres que estavam com exames preventivos em atraso. Ela ressaltou a importância de levar ações de prevenção e promoção da saúde para a comunidade escolar, especialmente para aquelas que residem em áreas mais distantes da unidade de saúde.
O Programa Saúde na Escola tem como propósito contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações que visam enfrentar as vulnerabilidades que afetam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. De acordo com o Ministério da Saúde, a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) com o território e sua população é contínua, incluindo a comunidade escolar.
Essa atividade na Escola Municipal Professor Paulo Freire é um exemplo do comprometimento da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió em levar serviços de saúde para além das unidades de saúde, alcançando os alunos e suas famílias no ambiente escolar. A iniciativa se mostrou de extrema importância para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e garantir que as mulheres realizem os exames preventivos necessários.
Os profissionais da USF José Maria de Vasconcelos Neto demonstraram através dessa ação a importância da integração entre saúde e educação, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade escolar. O Programa Saúde na Escola continua sendo uma ferramenta eficaz para promover a saúde dos estudantes e ajudá-los a alcançar seu pleno desenvolvimento.