Maria José da Conceição, 66 anos, é uma das moradoras mais antigas da Fazenda Santo Antônio, que na verdade é uma pequena chácara na parte baixa da Ladeira da Moenda onde ficam 15 casas. Na adolescência, quando chegou à região, ela vivenciou um período em que o local era arborizado e o riacho que passa lá era limpo, mas ao longo dos anos, o lixo, o assoreamento, o esgoto e o desmatamento foram provocando uma erosão que colocou a casa dela e de vizinhos em risco.
No ano passado, com as fortes chuvas, a barreira cedeu e o acesso à comunidade foi praticamente destruído, tendo que ser improvisada uma ponte pelos moradores. A idosa, que tem a mobilidade comprometida por conta de um problema na perna, ficou sem sair de casa.
A situação foi identificada pela equipe técnica do programa Brota na Grota e, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Prefeitura iniciou uma obra de contenção na margem do riacho, que está prestes a ser concluída.
A difícil realidade dos moradores agora se transforma com a nova estrutura de acesso, mais segura e mais ampla, permitindo inclusive a passagem de automóveis. “Muita gente me perguntava se eu acreditava que um dia ia ser feito isso aqui. E eu dizia que acreditava. Agora tá sendo feito, graças a Deus. Está ficando mais do que bom”, comemora dona Maria.
O vizinho dela, Henrique Caraíba da Silva, é quem ajuda a idosa a se locomover quando precisa sair de casa. Ele conta que não tinha esperança de ver o acesso à comunidade estruturado, mas agora respira aliviado por saber que nas próximas chuvas não vai conviver com o medo de deslizamento da barreira. A sensação é de valorização. “Os políticos só vinham aqui no tempo de eleição, mas agora vieram. Agora a Prefeitura olha para nós”, diz.
De acordo com Samuel Santos, assessor técnico de políticas sociais da Secretaria de Governo, o Brota na Grota tem conseguido identificar situações de risco aos moradores e de acessibilidade prejudicada nas grotas de Maceió, para levar obras que promovam a inclusão social.
Na comunidade Santo Antônio, a Seminfra junto à Defesa Civil realizaram visitas técnicas que detectaram o risco e a necessidade de intervenção, por isso a obra foi realizada em regime de urgência, com previsão de conclusão para os próximos 10 dias.
Serão 83 metros de extensão de contenção, com 4,5 metros de altura. “Aqui tinha uma casa que já estava até sob risco de desabar. O pessoal foi direcionado para outro local, mas as demais casas puderam ficar, graças a essa obra aqui, que evitou o desabamento. Agora com esse acesso, a Prefeitura vai garantir uma vida mais digna aos moradores”, ressaltou o assessor técnico.
A acessibilidade das comunidades de periferia, em especial as grotas, é uma das prioridades da gestão municipal, para promover igualdade e inclusão da população em situação de vulnerabilidade.
Um outro ponto que está em obras para garantir a locomoção em segurança dos moradores da Grota da Moenda até a Pitanguinha ou até a via principal do Feitosa, é a escadaria que fica quase ao lado da garagem da Progresso, na Avenida Governador Lamenha Filho.
Os degraus estavam destruídos na parte mais baixa da escadaria e, ao longo dela, muitos buracos e fossas estouradas impediam as pessoas de andarem por lá. Para a moradora Valdete Trindade da Silva, ir a pé até o médico, no bairro da Pitanguinha, deixou de ser viável.
Agora, ver o conserto do equipamento e os pedreiros trabalhando todos os dias é motivo de felicidade. “Lutei muito por isso, viu? Eu moro aqui há 52 anos, já tem uns 15 anos que está assim. Já chegou a cair gente, e uma queda nessa escada não é brincadeira. A sensação que eu tenho agora é de paz. Uma sensação de que Deus ouviu as nossas orações e o prefeito se comoveu com nossa situação”, afirma.
O assessor técnico Samuel Santos explica que a escadaria de aproximadamente 70 metros de extensão será totalmente reestruturada. Foi realizado o serviço de drenagem, as fossas que estavam vazando foram consertadas e agora os degraus já estão sendo finalizados. “Tivemos que colocar novas manilhas, novos tubos para fazer a drenagem do local, vamos colocar corrimão. Vai ficar mais acessível e muito mais seguro”, reforçou. A previsão de conclusão da escadaria é para o mês de setembro.