Publicidade

Publicidade

Prefeitura de Maceió realiza maior plano de contenção de encostas, com obras em 13 regiões da capital.

COMPARTILHE

Prefeitura de Maceió amplia plano e obras chegam a 13 encostas

 

O plano de contenção e proteção de encostas em Maceió, considerado o maior já realizado na cidade, está avançando rapidamente e já alcançou diversas regiões da capital. Executado pela Prefeitura de Maceió, o projeto contempla tanto obras definitivas quanto ações de proteção em áreas de risco, e já foi implementado em 13 encostas.

Um dos locais onde a obra está em fase final é o Conjunto Morada dos Palmares, no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta da cidade. Mais de 90% da execução já foi concluída. Na região de Chã de Bebedouro, que conta com dois pontos de intervenção, 76% do serviço já foi realizado, proporcionando maior tranquilidade para os moradores. Ambas as obras contam com tecnologias de contenção definitiva.

Os moradores da Travessa Campo Alegre, no bairro Poço, também estão comemorando os avanços da obra de contenção definitiva, que está sendo realizada em ritmo acelerado. Elias Batista, antigo morador da região, enfatizou a importância da intervenção, que traz alívio para aqueles que sofriam com desabamentos de barreiras durante períodos de chuvas intensas.

Além dessas localidades, também estão recebendo contenções definitivas as encostas das grota da Alegria, no Benedito Bentes, e da Macaxeira, no Jacintinho.

Paralelamente, outras áreas estão sendo protegidas com a aplicação de geocomposto em PVC, uma tecnologia duradoura que garante a proteção de encostas de menor dimensão e declividade. Essa tecnologia já foi utilizada em seis encostas nos bairros de Cruz das Almas, Fernão Velho e na Avenida Leste-Oeste, e tem se mostrado eficiente, pois não houve registro de deslizamentos de massa desde sua implementação.

A engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Alicia Carolina, explicou o funcionamento dessa tecnologia e ressaltou seus benefícios. Ela destacou que a aplicação do geocomposto em PVC traz mais segurança para os moradores de áreas de risco e evita intervenções futuras mais complexas e onerosas. Além disso, permite que mais encostas sejam protegidas em um intervalo menor de tempo, melhorando as condições de vida de mais pessoas e regiões.

Atualmente, a ladeira da Chã da Jaqueira também está recebendo os serviços de proteção de encostas com geocomposto. Os moradores da região estão aliviados por verem o local receber intervenções após anos de abandono.

Em resumo, o plano de contenção e proteção de encostas em Maceió está em pleno andamento, com obras em diversas regiões da cidade. As ações incluem tanto intervenções definitivas quanto proteções por meio de tecnologias como o geocomposto em PVC. Os moradores estão satisfeitos com os avanços e com a melhoria na segurança de suas comunidades. A iniciativa da Prefeitura de Maceió tem como objetivo garantir a proteção das encostas e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos da capital alagoana.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade