Com o objetivo de manter a cidade limpa e garantir a destinação correta de cada resíduo, a Prefeitura de Maceió orienta a população sobre os cuidados necessários para o descarte adequado do lixo domiciliar. Segundo o Código Municipal de Limpeza Urbana, é fundamental que os cidadãos fiquem atentos ao dia e horário em que a coleta passa em sua região, evitando assim descartar o lixo fora desse período. A multa para quem descumprir essa norma pode chegar a R$ 600,00.
O Código Municipal de Limpeza Urbana, no artigo 13, também orienta que os cidadãos eliminem os líquidos de forma adequada antes de acondicionar o resíduo para a coleta. O descumprimento dessa regra também pode resultar em multa no valor de R$ 600,00.
De acordo com Moacir Teófilo, diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb): “Principalmente quando chove, a água arrasta os resíduos, que acabam indo parar em córregos ou bocas de lobo, causando entupimentos e transtornos à população. Além disso, moradores de rua e animais podem mexer no lixo, apresentando riscos para sua saúde e aumentando as chances de espalhamento pelas vias e praças da cidade”.
As embalagens de produtos químicos, que são comuns na apresentação do resíduo domiciliar, oferecem riscos para os coletores caso haja contato. Por isso, é fundamental que os líquidos sejam eliminados antes do descarte do recipiente.
Teófilo ainda ressalta: “As pessoas não se preocupam em limpar embalagens de produtos químicos ou que ameaçam a contaminação, o que apresenta perigo para os coletores”.
Caso haja dúvidas sobre o dia e horário da coleta domiciliar em determinada região, os cidadãos podem realizar a consulta no site da Prefeitura de Maceió (https://maceio.al.gov.br/p/secretarias/coleta-domiciliar) ou entrar em contato com a Central de Monitoramento da Alurb através do número 0800 082 2600, pelo 156 ou pelo Whatsapp 98802-4834.