logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prefeitura de Maceió lança cartilha de direitos da pessoa idosa e abre consulta pública para mapear instituições de longa permanência.

COMPARTILHE

Representantes das Instituições de Longa Permanência (ILPs) estiveram presentes Foto: Alisson Frazão/Secom

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, lançou nesta terça-feira (17) a cartilha de Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as leis que amparam essa parcela da população e promover uma cidade mais igual e segura para todos.

Além da cartilha, a Secretaria abriu uma consulta pública para mapear as Instituições de Longa Permanência (ILPs) que atendem os idosos em Maceió. O intuito é criar um banco de dados para compreender as necessidades desses locais e oferecer apoio e parcerias no futuro. O formulário para preenchimento está disponível por 30 dias.

De acordo com a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, a ideia é que as ILPs preencham o formulário relatando todas as informações sobre a instituição de acolhimento, para que a prefeitura possa conhecê-las de maneira ampla e identificar suas necessidades. Ana Paula ressaltou a importância da participação de todas as instituições para a criação de uma rede de apoio eficiente.

Durante o lançamento da cartilha, também foram anunciados novos programas e ações voltados para a população idosa. Um deles é o Empodera 60+, que levará serviços de autoestima, saúde, bem-estar e cidadania a uma ILP sorteada uma vez por mês. A primeira instituição a receber o programa será a Casa do Pobre, no dia 30 de outubro.

Outro destaque é a construção da Casa do Idoso, o primeiro equipamento público de assistência e longa permanência para os idosos. Localizado na Ponta Grossa, o projeto terá capacidade para aproximadamente 50 residentes e contará com uma praça de uso exclusivo para eles.

Sheila Santana, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, destacou a importância dessas iniciativas para garantir a dignidade dos idosos. Ela ressaltou que ver essas ações sendo lançadas aumenta a expectativa em relação ao futuro.

A cartilha de Direitos da Pessoa Idosa pode ser consultada na íntegra através do link disponibilizado pela prefeitura. Para mais informações sobre a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, é possível acessar o site oficial. Representantes das Instituições de Longa Permanência (ILPs) estiveram presentes no lançamento da cartilha.

A Prefeitura de Maceió reafirma seu compromisso em promover uma cidade mais igualitária e segura para todos os cidadãos, e as ações voltadas para a população idosa são mais um passo nessa direção. A conscientização sobre os direitos dessa parcela da sociedade e a criação de uma rede de apoio são fundamentais para garantir a dignidade e o bem-estar dos idosos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade