A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está promovendo uma série de obras de requalificação viária nos principais corredores de transportes da capital alagoana. O investimento total será de R$ 80 milhões, com recursos próprios, abrangendo um total de 11 intervenções.
Dentre as ações em andamento, destaca-se a requalificação que vai desde a orla marítima do Pontal da Barra até o Posto 7, no bairro da Jatiúca. As avenidas beneficiadas incluem a Assis Chateaubriand, da Paz, Doutor Antônio Gouveia e Álvaro Otacílio. As obras já tiveram início nas avenidas Álvaro Calheiros, na Jatiúca, e da Paz, próximo ao Porto de Maceió.
Ao todo, serão requalificados 40 km de ruas e avenidas em Maceió. A técnica de fresagem está sendo utilizada para remover o asfalto deteriorado, proporcionando a aplicação de novas camadas asfálticas. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, essa medida visa garantir vias de melhor qualidade para os usuários, com sinalização completa e redução dos custos de manutenção.
Os corredores de transportes contemplados pelas obras incluem desde a orla marítima do Pontal da Barra até a Avenida da Paz, próximo ao Porto de Maceió; do porto até a Álvaro Otacílio, no Posto 7; Rua Formosa, Ponta Grossa; Avenida Governador Luís Cavalcante, no Tabuleiro do Martins; Avenida Rotary até a Avenida Muniz Falcão, na Gruta de Lourdes; entre outros.
Além disso, a Prefeitura de Maceió já realizou, desde 2021, obras de implantação, recapeamento e requalificação em mais de 340 ruas da capital. Atualmente, estão em andamento trabalhos de drenagem e pavimentação em ruas da Santa Lúcia, Village Campestre, São Jorge, entre outros bairros.
Com essas intervenções, a expectativa é de que a mobilidade urbana em Maceió seja significativamente melhorada, beneficiando a população e garantindo vias mais seguras e bem conservadas.