A Prefeitura de Maceió tem investido significativamente na ampliação e modernização da rede de iluminação pública da cidade. Somente em 2023, foram investidos mais de R$ 40 milhões com o objetivo de melhorar a infraestrutura e eficiência da iluminação nos bairros da parte alta da cidade.
Durante a gestão do prefeito JHC, o número de luminárias em LEDs instaladas na capital alagoana mais do que dobrou, o que representa um avanço considerável na modernização dos equipamentos públicos.
Os investimentos abrangem uma série de serviços, desde melhorias e modernização dos equipamentos existentes, até a instalação de novos pontos de iluminação, manutenção nos pontos já existentes e reposição de equipamentos defeituosos ou subtraídos.
Dentre as obras realizadas, destacam-se a Avenida Marília Mendonça, na Cidade Universitária, que recebeu a instalação de 88 postes e 125 luminárias em LED. Além disso, a BR-104, entre o Aeroporto Zumbi dos Palmares e a Universidade Federal de Alagoas, recebeu mais 248 luminárias para modernizar a rede.
A Avenida Jorge Montenegro, que atravessa os bairros Bebedouro e Santa Amélia, também passou por melhorias, com a substituição de 212 luminárias convencionais por equipamentos em LED.
Outra região beneficiada foi o anel viário formado pelas avenidas Muniz Falcão, Juca Sampaio, Josefa de Melo e Márcio Canuto, no bairro Barro Duro. Nesse local, a Ilumina, responsável pela execução dos trabalhos, instalou 347 pontos de iluminação com a mais moderna tecnologia disponível.
De acordo com Camila Porciúncula, diretora-presidente da Ilumina, a prioridade é garantir que as vias de maior fluxo populacional e que servem como corredores de transporte tenham uma iluminação de qualidade. Isso contribui para a segurança da população e para que as pessoas ocupem os espaços públicos de forma mais segura.
Além disso, a diretora ressalta que a parte alta da cidade tem recebido atenção especial, já que havia uma grande carência de investimentos do poder público em gestões anteriores.
A iluminação pública também tem chegado a locais onde nunca esteve. Um exemplo disso é a comunidade do Vale da Esperança, no bairro Antares, que recebeu iluminação pela primeira vez em um trecho da comunidade, com a instalação de mais de 50 novos postes.
Essa ação faz parte do Programa Brota na Grota, que em 2023 garantiu iluminação 100% LED em 32 comunidades vulneráveis de Maceió, sendo 28 delas na parte alta da cidade, com um investimento superior a R$ 5 milhões.
Para 2024, a expectativa da Prefeitura de Maceió é dar continuidade à expansão do sistema de iluminação pública, utilizando exclusivamente luminárias em LED. Além disso, pretende-se levar a mesma tecnologia para todas as comunidades reconhecidas pela ONU como vulneráveis na capital, além de implementar melhorias nos principais corredores de transporte coletivo e nos conjuntos residenciais populares da cidade.
Com essas ações, a Prefeitura de Maceió busca garantir uma cidade mais segura, proporcionar melhores condições de vida para a população e promover o desenvolvimento das comunidades mais carentes.