logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prefeitura de Maceió intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

COMPARTILHE

Profissionais fizeram inspeção, controle e orientação. Foto: Cortesia

A Prefeitura de Maceió, capital alagoana, tem redobrado seus esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Para isso, diversas secretarias têm intensificado as ações preventivas e educativas, com o objetivo de diminuir os possíveis criadouros de mosquitos na cidade. A estratégia de busca ativa tem sido realizada em vários bairros da capital, numa ação conjunta que visa a saúde coletiva.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem sido uma das principais agentes desta ação, realizando atividades contínuas para conter os focos de dengue em toda a cidade. Na manhã de quinta-feira (18), equipes do órgão realizaram vistorias em mercados públicos e terrenos baldios, com aplicação de inseticidas e distribuição de panfletos informativos, com o intuito de orientar e mobilizar os comerciantes locais e a população em geral no combate ao mosquito.

Esta ação faz parte da Campanha Maceió Unida Contra a Dengue e contou com a participação de equipes da Vigilância Sanitária da SMS. Os profissionais realizaram fiscalizações, adequações e orientações em floriculturas do mercado público e em outros estabelecimentos, em uma busca ativa por possíveis criadouros do mosquito.

A atividade na quinta-feira foi concentrada em floriculturas e terrenos baldios nos mercados públicos, com continuidade na sexta-feira (19), quando equipes percorreram bairros da parte alta e baixa de Maceió, vistoriando terrenos e aplicando inseticida.

De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária (Visa), a força-tarefa também incluirá o recolhimento de pneus em borracharias e inspeções em ferros-velhos, com continuidade na vistoria de terrenos. “Nas atividades desta quinta-feira, levamos orientações e panfletos informativos, além de aplicação de inseticidas em possíveis focos de mosquitos, junto aos responsáveis de endemias. Nosso intuito é evitar criadouros de mosquitos, para evitar a proliferação da dengue, chikungunya e zika, conscientizando a população sobre o papel coletivo de combater à doença”, destacou Santos.

A campanha de combate à dengue conta com os esforços da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Vigilância Sanitária, Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), apoio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e uma parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa) e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). A integração entre essas entidades mostra a importância da união de esforços no combate à proliferação do Aedes Aegypti.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade