logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prefeitura de Maceió intensifica ação de combate ao trabalho infantil em parceria com o TRT-19 durante o Verão Massayó.

COMPARTILHE

Prefeitura de Maceió realiza ação de combate ao trabalho infantil em parceria com o TRT-19. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), está intensificando as ações de combate ao trabalho infantil durante o Verão Massayó, evento que acontece no estacionamento do Jaraguá até este domingo (21). Além de alertar e fiscalizar, a iniciativa visa divulgar a campanha Férias Sem Trabalho Infantil e fortalecer a proteção a crianças e adolescentes.

Durante o evento, equipes realizam abordagens, conversam com pais e responsáveis, e distribuem panfletos informativos. A subsecretária da Primeira Infância, Taciana Flores, ressalta a importância desse trabalho conjunto para identificar casos de exploração do trabalho infantil. Segundo ela, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está presente no Verão Massayó para fazer a abordagem e escuta das crianças e adolescentes em trabalho desprotegido. Os dados são coletados e, caso haja algum adulto responsável presente, as políticas públicas de assistência social são explicadas, e as famílias são visitadas posteriormente para um trabalho efetivo de proteção.

Além disso, a ação também visa divulgar a campanha Férias Sem Trabalho Infantil, aproveitando o fato de Maceió ser uma cidade turística. Taciana destaca a importância de parcerias como essa para combater o trabalho infantil e garantir um futuro com aprendizado e segurança para os jovens.

O magistrado Emanuel Holanda, gestor do TRT-19, ressalta que a Justiça do Trabalho tem a atribuição de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil, como exposição a violências, evasão escolar e outros problemas. Ele agradece a parceria da Prefeitura de Maceió e destaca a rede de acolhimento montada para pessoas com deficiência e vítimas de violência. Holanda se coloca à disposição para trabalhar junto com a Prefeitura em prol de um futuro sem trabalho infantil e com estímulo à aprendizagem.

A ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Durante todo o evento, equipes de fiscalização e orientação estarão presentes para garantir a proteção das crianças e combater o trabalho infantil. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho precoce, garantindo assim um futuro mais seguro e promissor para as crianças e adolescentes.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade