logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Prefeitura de Maceió inicia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade

COMPARTILHE

Campanha é direcionada para crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos. Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió deu início nesta segunda-feira (13) a uma importante campanha de vacinação contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, visando reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções causadas pelos quatro sorotipos virais da doença.

A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, ressalta a importância da vacina como medida eficaz de prevenção e controle da dengue. O esquema vacinal recomendado consiste na aplicação de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

É fundamental que os pais ou responsáveis compareçam às Unidades de Saúde portando o cartão SUS ou CPF da criança ou adolescente, juntamente com a caderneta de vacinação. Em casos de diagnóstico prévio de dengue, é necessário aguardar seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Além disso, em situações de infecção pós-vacinação, a segunda dose deve ser mantida, desde que respeitado um intervalo de 30 dias entre a infecção e a aplicação.

A campanha de vacinação contra a dengue ainda traz orientações sobre os intervalos recomendados para a administração de outras vacinas do Calendário Vacinal. É importante ressaltar que a vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a seus componentes ou doses anteriores, gestantes, indivíduos imunossuprimidos e aqueles com febre no dia da vacinação.

As doses da vacina estarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió. A adesão a essa campanha é fundamental para a proteção e o bem-estar da população mais jovem, contribuindo para a prevenção e controle da dengue na cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA