A Prefeitura de Maceió deu início, na manhã desta quinta-feira (7), aos serviços oferecidos pela base de acolhimento destinada à população do bairro Bom Parto. Essa iniciativa, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em feriados, tem como objetivo oferecer diversos atendimentos aos moradores durante o período de emergência de 180 dias, decretado pelo prefeito JHC. Vale ressaltar que os serviços podem ser prorrogados por tempo indeterminado, após avaliação do Gabinete de Crise.
A base de acolhimento foi montada no campo de futebol do Bom Parto e conta com uma estrutura composta por tendas, salas climatizadas e banheiros químicos. Dentre os serviços oferecidos na área de assistência social, estão atendimentos de inserção de pessoas e atualização de dados do Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BCP) e Bolsa Família. Além disso, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) está disponível para tirar dúvidas e fornecer informações.
Dona Eunice Pereira, moradora do bairro há 20 anos, não mediu esforços para ser beneficiada com os serviços oferecidos. Ela ressalta a importância dessas ações, que aproximam os órgãos públicos dos moradores e prestam o apoio necessário. Dona Eunice relatou que soube da notícia e correu para atualizar seu cadastro e conseguir seus remédios.
A ação da base de acolhimento ainda conta com a participação da Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb), Defesa Civil de Maceió, Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria da Mulher (Semuc), Secretaria de Educação (Semed), de Esporte e do Departamento de Transporte e Trânsito (DMTT).
Gal Souza, subsecretária de Assistência Social, destaca que ações como essa promovidas pela Prefeitura de Maceió aproximam os serviços da comunidade, oferecendo todo o suporte necessário para aqueles que mais precisam. Segundo ela, a equipe está pronta para atender a todos que necessitarem dos serviços, pois essas ações visam cuidar daqueles que estão precisando, o que é primordial, principalmente neste momento.
Para receber os atendimentos, os moradores passam por um processo de triagem na entrada da base, realizado pela Defesa Civil de Maceió, que encaminha cada pessoa de acordo com sua necessidade.
Os atendimentos na base de acolhimento do Bom Parto ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em feriados. A iniciativa visa oferecer suporte e assistência à população durante um período de emergência e aproximar os serviços públicos dos moradores.