logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prefeitura de Maceió inicia mobilização contra a dengue e zika na cidade: população convocada a colaborar no combate

COMPARTILHE

Ações de combate à dengue serão intensificadas no período de 1° a 8 de abril. Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió dá início, nesta segunda-feira (1°), a mais uma etapa da mobilização Maceió Unida Contra a Dengue, com o objetivo de fortalecer a luta contra o Aedes aegypti, convocando os cidadãos a colaborarem para conter a propagação das doenças transmitidas pelo mosquito – dengue, zika e chikungunya.

O último relatório de Arboviroses da capital revelou um aumento de 73% nos casos notificados de dengue em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com a chegada das chuvas, há um favorecimento para a proliferação dos criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Por isso, a Prefeitura de Maceió está mobilizando órgãos e secretarias municipais para trabalharem em conjunto com os moradores na redução dos riscos de infecção.

Durante o período de 1° a 8 de abril, serão realizadas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti em residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros, como borracharias, ferros-velho e galpões de reciclagem. Agentes de controle de endemias estarão inspecionando esses locais, identificando potenciais criadouros, realizando borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população.

Os bairros prioritários, onde os últimos levantamentos epidemiológicos indicaram altos índices de infestação do mosquito transmissor e casos de arboviroses nas últimas quatro semanas, receberão uma atenção especial. Além disso, materiais educativos serão distribuídos nos pontos estratégicos para conscientizar a população sobre a importância de combater as arboviroses.

Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos de Maceió, ressalta que a capital realiza visitas domiciliares de forma rotineira para controlar essas doenças. Durante o período chuvoso, há um aumento na proliferação do vetor, sendo essencial o apoio da população na identificação de criadouros em imóveis fechados e abandonados. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3312-5495.

As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio integrado das secretarias municipais de Educação, Governo, Meio Ambiente, Defesa Civil e Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária. Além disso, a Vigilância Sanitária, a Unidade de Vigilância em Zoonoses e a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana estarão envolvidas em diversas atividades de conscientização e fiscalização.

É fundamental a participação de toda a população nesse processo de combate à dengue e outras arboviroses. A colaboração de cada cidadão é essencial para garantir um ambiente saudável e livre do Aedes aegypti. Juntos, podemos vencer essa batalha contra o mosquito transmissor.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade