logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prefeitura de Maceió inicia aplicação da dose de reforço com vacina Pfizer para grupos prioritários, seguindo orientação do Ministério da Saúde

COMPARTILHE

Imunizante bivalente da Pfizer será para grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió anunciou nesta quinta-feira (07) o início da aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente da Pfizer para grupos prioritários, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina Pfizer Bivalente há mais de 6 meses.

Segundo a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as pessoas que pertencem aos grupos prioritários e ainda não receberam o primeiro reforço com a vacina Pfizer Bivalente deverão completar o esquema primário com duas doses para, então, receber a vacina. Já aqueles que já receberam uma dose da vacina bivalente deverão buscar um ponto de vacinação para o reforço com intervalo de seis meses.

Para receber a vacina de reforço, os idosos deverão apresentar um documento de identificação oficial com foto e o cartão de vacinação. Já as pessoas imunocomprometidas deverão apresentar novamente no ato da vacinação exames específicos que estabelecem o diagnóstico, relatório médico, receitas para terapêutica específica de condições descritas, cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde e guia de encaminhamento específico, no caso das pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Uma cópia da documentação será retida.

Os locais de vacinação em Maceió incluem o Maceió Shopping, o Pátio Shopping, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia), o Saúde da Gente e as 16 unidades que vacinam contra a Covid-19. As informações sobre os locais e horários podem ser encontradas no site Vacina Maceió.

Algumas precauções são recomendadas antes da vacinação, como o adiamento em casos de doenças febris agudas moderadas ou graves, a recomendação de adiamento para pessoas com suspeita de Covid-19 até a recuperação total e pelo menos 4 semanas após o início dos sintomas, e a vacinação de moradores ou pacientes que vivem institucionalizados com exposição à Covid-19 e aguardando teste desde que não apresentem sintomas consistentes com a doença.

No entanto, a vacinação com o imunizante bivalente da Pfizer é contraindicada para pessoas que tenham hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina, assim como para aquelas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.

A aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente da Pfizer é mais um passo importante no combate à Covid-19 em Maceió, garantindo a proteção dos grupos prioritários e contribuindo para a redução dos casos e óbitos causados pela doença. A população deve ficar atenta às orientações e procurar os pontos de vacinação para garantir a sua imunização completa.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade