A Prefeitura de Maceió anunciou nesta quinta-feira (07) o início da aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente da Pfizer para grupos prioritários, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina Pfizer Bivalente há mais de 6 meses.
Segundo a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as pessoas que pertencem aos grupos prioritários e ainda não receberam o primeiro reforço com a vacina Pfizer Bivalente deverão completar o esquema primário com duas doses para, então, receber a vacina. Já aqueles que já receberam uma dose da vacina bivalente deverão buscar um ponto de vacinação para o reforço com intervalo de seis meses.
Para receber a vacina de reforço, os idosos deverão apresentar um documento de identificação oficial com foto e o cartão de vacinação. Já as pessoas imunocomprometidas deverão apresentar novamente no ato da vacinação exames específicos que estabelecem o diagnóstico, relatório médico, receitas para terapêutica específica de condições descritas, cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde e guia de encaminhamento específico, no caso das pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Uma cópia da documentação será retida.
Os locais de vacinação em Maceió incluem o Maceió Shopping, o Pátio Shopping, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia), o Saúde da Gente e as 16 unidades que vacinam contra a Covid-19. As informações sobre os locais e horários podem ser encontradas no site Vacina Maceió.
Algumas precauções são recomendadas antes da vacinação, como o adiamento em casos de doenças febris agudas moderadas ou graves, a recomendação de adiamento para pessoas com suspeita de Covid-19 até a recuperação total e pelo menos 4 semanas após o início dos sintomas, e a vacinação de moradores ou pacientes que vivem institucionalizados com exposição à Covid-19 e aguardando teste desde que não apresentem sintomas consistentes com a doença.
No entanto, a vacinação com o imunizante bivalente da Pfizer é contraindicada para pessoas que tenham hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina, assim como para aquelas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.
A aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente da Pfizer é mais um passo importante no combate à Covid-19 em Maceió, garantindo a proteção dos grupos prioritários e contribuindo para a redução dos casos e óbitos causados pela doença. A população deve ficar atenta às orientações e procurar os pontos de vacinação para garantir a sua imunização completa.