A Prefeitura de Maceió realizou nesta sexta-feira (15) uma importante reunião para discutir o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE). O encontro contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais e setores produtivos e teve como objetivo validar o relatório de bases estratégicas do plano.
O PMDE é um plano integrado lançado pelo prefeito JHC em 2022, que estabelece metas e políticas públicas para Maceió pelos próximos 10 anos. O seu principal objetivo é promover políticas que priorizem a justiça social, o bem-estar da população, o estímulo econômico e o apoio às empresas locais.
A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) será responsável pela implementação do Plano, que é uma iniciativa da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico. Durante a reunião, foram discutidas também as áreas estratégicas do município, como educação, turismo e geração de empregos.
O secretário de Fazenda, João Felipe, destacou a importância do encontro e ressaltou que já existe um diagnóstico pronto da situação econômica de Maceió. Agora, o próximo passo é estabelecer as diretrizes e bases estratégicas para o desenvolvimento da cidade até 2024, buscando manter e ampliar os avanços já conquistados na gestão JHC.
Além do secretário de Fazenda, estiveram presentes na reunião a secretária de Educação, Jó Pereira, o secretário de Turismo, Eduardo Monteiro, o presidente e o vice-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), Antonio Carvalho e Davi Rossiter, respectivamente. Também participaram do encontro o diretor-presidente da Maceió Investe, Yuri Pontes, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Áreas, o subsecretário de Tesouro Municipal, Fabricio Fernandes, o vereador Rodolfo Barros e outros representantes do poder público.
Fotos: Alisson Frazão / Secom Maceió