O prefeito de Maceió, JHC, visitou nesta segunda-feira (10) as obras de contenção da encosta dos Palmares, no Tabuleiro do Martins. A obra iniciou em janeiro deste ano, e o principal intuito da Prefeitura de Maceió é garantir segurança e proteção aos moradores no período das fortes chuvas que atingem a capital alagoana.
Na ocasião, JHC afirmou que as ações preventivas têm sido fundamentais para garantir que tragédias não aconteçam.
“As encostas são obras grandiosas e que fazem bem à nossa população, sobretudo à população que mais precisa. Estamos usando a tecnologia que tem hidrossemeadura, temos o grampeamento, uma obra de engenharia definitiva. Isso aqui é uma tecnologia que ajuda a segurar o solo, e aqui não dá para usar geomanta, tem que fazer uma obra com muita engenharia envolvida, e apesar do período de chuvas, a obra continua, pois é de fundamental importância”, destacou JHC.
O prefeito também pontuou que as obras deveriam ter sido feitas desde a enchente de 2010, quando foram elaborados projetos para obras deste tipo.
“Em 2010 houve uma grande cheia em Maceió, e projetos foram elaborados, mas os governos que passaram foram omissos e não fizeram as obras. Então a tromba d’água vem e destrói as cidades novamente. E agora isso tem sido decorrente de um ano para o outro, mas é a certeza de que devemos fazer obras definitivas. É o terceiro ano que estamos enfrentando fortes chuvas, mas não temos nenhum óbito. Agradeço a confiança da população e dizer que estamos atentos e vigilantes”, reforçou JHC.
No Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins, a obra está a todo vapor, com um percentual de execução de 75% no avanço dos serviços. Com as fortes chuvas dos últimos dias, já é possível perceber os benefícios da execução no local.
Foram instaladas as tecnologias de geomantas e solo grampeados, que não foram alteradas com o alto volume de água. A obra está orçada em R$ 6 milhões.
Estiveram presentes durante a visita os vereadores Galba Netto, Chico Filho, Marcelo Palmeira, Cau Moreira, Rodolfo Barros e Fábio Rogério.
Chuvas em Maceió – Desde a madrugada e início da manhã do sábado (8), quando as chuvas começaram a atingir Maceió, o prefeito JHC percorreu diversos pontos da capital para verificar a situação dos bairros após as fortes chuvas. Na noite do domingo (09), o prefeito se reuniu com as principais pastas para levantar as próximas ações que serão adotadas na capital.
Nas últimas 24 horas foram registrados 14 milímetros de chuvas em Maceió com acumulado de 112 milímetros nas últimas 48 horas. Os bairros com maior incidência de chuvas foram a Chã da Jaqueira e o Farol.
Maceió conta com 600 famílias desabrigadas, 11 abrigos e já foram entregues mais de 5 mil refeições. Além disso, a capital já registrou mais de 400 atendimentos de saúde, além de entregar mais de 300 colchões e recolher mais de 400 toneladas de lixo.
Todas as secretarias da Prefeitura de Maceió estão em alerta e atuando para prestar a assistência necessária à população. Para qualquer ocorrência a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.